Sobre o Veto ao Ato Médico

Prezados Amigos,

Sei que há uma polêmica com relação ao ato médico, vetado em sua essência pela presidente Dilma.
Proponho que todos que sejam “contra” em primeiro lugar leiam a lei na íntegra, sem os vetos.
A lei não tolhe ninguém, simplesmente regulamenta o que é a profissão de medicina.

Duas coisas que foram vetadas – Diagnóstico nosológico e Prescrição de medicamentos.

Não há ninguém mais capacitado do que o médico para o diagnóstico nosológico (de doenças). a nutricionista faz diagnóstico nutricional, o fisioterapeuta faz diagnóstico fisioterápico. Agora se o veto for mantido, qualquer um, sem preparo adequado, poderá dar o diagnóstico nosológico.

Também com relação à prescrição de medicamentos farmacológicos, não há profissional mais habilitado do que o médico.

Isso (Diagnóstico e Prescrição) já é feito por médicos há séculos. A lei só vem regulamentar.

Respeito e trabalho com outros profissionais de saúde, e admiro cada profissional.

Agora olhem o que pode acontecer, se a lei ficar com os vetos.

O médico pode fazer qualquer bobagem, que se for cassado pelo CRM, vai poder continuar diagnosticando e prescrevendo. Afinal, diagnóstico e prescrição não são mais exclusividades médicas.

O governo não precisa mais de revalidação de diploma nenhum, pois qualquer profissional pode diagnosticar e prescrever. Então para que revalidar o diploma?

Também não vai precisar ser médico, fazer 6 (ou 8 anos como quer o governo agora) para diagnosticar e tratar o povo. Qualquer um com 3 ou 4 anos de qualquer formação vai poder fazer isso, afinal a lei permite.

Então, do jeito que está, acabou a medicina. Qualquer um com qualquer formação pode prescrever e diagnosticar. A lei não coloca limites, vetou e não regulamentou.

Era melhor sem lei.

Agora virou uma anarquia jurídica.

Quem vai ser prejudicado é o POVO. Aquele que mais necessita do tratamento médico.

Estou em luta a favor da derrubada do veto.

Se o congresso não tomar uma atitude e derrubar esse veto, não são os médicos que serão os maiores prejudicados, mas sim a população que estará totalmente desprotegida.

6 pensamentos sobre “Sobre o Veto ao Ato Médico

  1. Estou totalmente a favor a manifestação e estarei lá com certeza, e reafirmo que essa é a forma correta para equilibrar os poderes e forçar aos parlamentares votarem com a população politicamente capaz. Quem nos representa é o congresso e não pode deixar margem para negociação de propinas ou favorecimento a palamentares com distribuição de beneces para comprar o apoio do mesmo.

  2. DR. PAULO, POR GENTILEZA, ESTOU PROCURANDO AJUDA. LI UM ARTIGO SEU SOBRE O USO DOS CORTICOIDES. BEM, A 2 ANOS FUI DIAGNÓSTICADA COMO PORTADORA DA SINDROME DE BEÇÉH. LI MUITAS COISAS SOBRE A SINDROME, E ALGUMAS COISAS EU TENHO OUTRAS NÃO, MESMO ASSIM, SEM SAÍDA, ME SUBMETI A UM TRATAMENTO COM PRELONE. UM TRATAMENTO LONGO. E A CADA CRISE, TOME MAIS PRELONE. RESULTADO, EM 2 ANOS ENGORDEI 10 KG. PRECISO EMAGRECER, E PRECISO DE UMA MEDICAÇÃO ALTERNATIVA. SERÁ QUE EXISTE??? DR. PAULO, SE O SENHOR LER ESSE POST, SE PUDER ME ORIENTE, ME AJUDE. MORO EM FORTALEZA, CE. E MEU EMAIL PESSOAL É: monycolb@hotmail.com

    • Prezada Monica, blog não é lugar para consulta médica. Por favor consulte seu médico, a pessoa habilitada para responder essa pergunta.

  3. Dr Paulo, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Não seria o fim das outras profissões se o ato médico fosse mantido sem vetos e não será o fim da medicina se forem mantidos, sinceramente nenhum dos dois lados estão argumentando com a razão. Sou farmacêutico e não vi na Lei nada que cerceasse a pratica farmacêutica, mas percebi interferências em outras profissões, principalmente fisio e fono, alem da absurda discussão sobre exclusividade médica para acupuntura. Com esta a Lei, nada se altera no dia a dia do atendimento a população, não adianta o terrorismo

    • Prezada Alice, ao invés de uma agressividade gratuita, enumere as possíveis “asneiras”, e exponha os argumentos jurídicos, com base na lei que já foi aprovada e dos vetos. Discussões são muito boas, mas quando alguém utiliza de argumentos falaciosos, sem embasamento, simplesmente por agredir, perde completamente a razão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s