Yin-Yang e Potencial Zeta, a ciência encontrando o tradicional

Como no último post falei sobre sobre medicina chinesa, dessa vez vou discorrer um pouco mais profundo sobre a base dessa medicina tradicional: o conceito pouco compreendido de Yin-Yang.

Segundo diversas tradições orientais como no Hinduísmo, Budismo ou no Taoísmo, o Universo é uma massa mutante que está ao nosso redor e nos contém. E como é mutante, em cada momento e a cada movimento nosso, ele assume características diferentes. Em um momento está escuro, no outro claro, ou mais frio ou quente, ou mais barulhento, ou mais silencioso.

Portanto as mudanças ao nosso redor são feitas de duas características principais: há o potencial (ou imanifesto) e a manifestação.

Vamos entender facilmente se pegarmos a luz e as cores. O negro absorve todas as freqüências de cores. Portanto dentro do negro estão todas as cores. O negro é o potencial. A noite é escura, cheia de potencial, e cada estrela ou a lua é a manifestação. O dia é cheio de manifestação, mas cada sombra é a “não manifestação”, o potencial. Por isso, os antigos chineses simbolizaram o potencial com a cor negra – o Yin –e a manifestação como a cor branca, a manifestação de todas as cores – o Yang –  (ou no caso do Yi Jing como uma linha quebrada).

Então, tudo que nos cerca, e também todo o nosso corpo, pode ser classificado de Yin ou Yang.

Yin – potencial – escuridão, silêncio, frio.

Yang – manifestação – claridade, ruídos, calor.

Sem dúvida nada é completamente Yin ou completamente Yang. Sempre tem um pouco de claridade na noite mais escura, e sempre tem uma sombra no dia mais claro. Por isso sempre tem um pouco de Yin no máximo Yang e vice-versa, como mostra a figura do Tai Ji. (também conhecido como símbolo Yin-Yang).

Tai Ji

Mas o fundamental é que a saúde depende incondicionalmente da harmonia e distribuição da relação Yin-Yang, e o organismo é todo distribuído em áreas mais Yin, mais concentradas, mais sólidas, enquanto que as áreas mais Yang são mais etéreas, como a energia que nos move, o ar ou os líquidos menos densos. Yin então significa maior agregação, maior entropia, enquanto que o Yang significa menor agregação e menor entropia.

Há algum tempo postei nesse blog um artigo sobre a estabilidade coloidal e dois artigos sobre agregação eritrocitária (1,2). O sangue, assim como o leite, é um sistema coloidal, onde se você olhar macroscópicamente (“a olho nu”), ele aparentemente é uma substância homogênea, mas é só colocar ao microscópio que é possível ver um mundo inteiro de partículas e células. E o que mantém o sangue estável?

Os sistemas coloidais são mantidos estáveis através de uma pequena carga elétrica que  mantém as partículas afastadas umas das outras. Essa carga elétrica gera uma diferença de potencial na superfície das partículas coloidais, conhecida como Potencial Zeta. Quanto o Potencial Zeta está mais próximo de zero, o sistema está menos estável (coagulação) e quanto maior a diferença de potencial, mais estável é o sistema.

Qual a principal partícula do sangue? São os glóbulos vermelhos, ou hemácias. No caso do corpo humano, as cargas são negativas, portanto quanto mais negativo é o Potencial Zeta, menor a agregação das hemácias.

No diabético, a prevalência de doenças cardiovasculares é muito alta. (Tzoulaki I, Molokhia M, Curcin V, Little MP, Millett CJ, Ng A, Hughes RI,Khunti K, Wilkins MR, Majeed A, Elliott P. Risk of cardiovascular disease and all cause mortality among patients with type 2 diabetes prescribed oral antidiabetes drugs: retrospective cohort study using UK general practice research database. BMJ. 2009 Dec 3;339:b4731). A incidência de trombose (coagulação dentro dos veias e artérias) também está aumentada nestes pacientes (Dentali F, Squizzato A, Ageno W. The metabolic syndrome as a risk factor forvenous and arterial thrombosis. Semin Thromb Hemost. 2009 Jul;35(5):451-7). Como a agregação eritrocitária está aumentada no diabetes e na doença cardiovascular, é de se imaginar que  o Potencial Zeta está mais próximo de zero nestes casos.

É o que demonstrou um estudo que analisou o Potencial Zeta de membranas de hemácias em pessoas saudáveis, diabéticos e diabéticos com doenças cardiovasculares. Nos diabéticos o Potencial Zeta está mais próximo de zero em relação às pessoas saudáveis, e a situação é bem pior em diabéticos com doença cardiovascular (Adak S, Chowdhury S, Bhattacharyya M. Dynamic and electrokinetic behavior of erythrocyte membrane in diabetes mellitus and diabetic cardiovascular disease. Biochim Biophys Acta. 2008 Feb;1780(2):108-15).

Mas nem sempre o Potencial Zeta mais negativo é sinal de boa saúde, doenças hemorrágicas, por exemplo, não tem agregação eritrocitária e não são sinais de boa saúde. Tudo é questão de equilíbrio.

Mas o que importa é que o Potencial Zeta representa uma energia das partículas do colóide, e que determina a agregação ou estabilidade (desagregação). Podemos teoricamente estender esse conceito para todos outros tecidos, onde diversos sistemas coloidais estão em maior ou menor estabilidade dependendo do Potencial Zeta.

Daí voltamos no conceito milenar de Yin-Yang, onde o que importa é o nível de agregação (Yin) ou desagregação (Yang). Doenças como a trombose, só para citar um exemplo, são resultados de agregação do sangue, segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

E o nível de agregação vai depender do Potencial Zeta, que vai se transformando no “Yin-Yang” da ciência contemporânea.

E no momento que a ciência vai encontrando a Medicina Tradicional Chinesa, a ciência médica vai ficando mais lógica e menos nociva, e o ideal da saúde passa ser alcançável. E o misticismo vai dando lugar ao pensamento científico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s