Pressão Arterial de 12×8 é melhor que 14×9?

PRESSÃOComo médico, sou partidário do “quanto menos remédio, melhor”. Sabemos que muitas vezes os remédios podem salvar vidas, mas por outro lado há os efeitos colaterais, onde temos que colocar na balança se o benefício do medicamento é maior do que seus efeitos adversos.

O paciente com hipertensão arterial (ou “pressão alta”) freqüentemente recebe uma prescrição de múltiplos medicamentos, com o objetivo de baixar a pressão para níveis menores que 12×8 (ou 120×80 mmHg).

Recentemente um artigo da famosa biblioteca Cochrane estudou sete artigos com metodologia científica impecável, totalizando um total de mais de 22.000 pacientes, para verificar se vale realmente à pena baixar bastante a pressão arterial. Esse tipo de pesquisa, chamada de revisão sistemática, é considerado o maior grau de evidência científica para um médico tomar uma conduta.

O resultado foi bem interessante: Não vale a pena baixar a pressão para menos de 14×9 (140×90 mmHg). Pressões menores que isso não diminuíram incidência de infartos do miocárdio (ataques do coração), acidentes vasculares cerebrais (derrames), insuficiência cardíaca ou insuficiência renal. Os autores ainda não sabem se esses resultados podem ser aplicados também para os diabéticos e portadores de doença renal (dos rins).

Portanto, quem toma remédios para manter a pressão arterial menor que 14×9 está tomando remédios em demasia, e sofrendo efeitos colaterais sem necessidade.

Fonte: Arguedas JA, Perez MI, Wright JM. Treatment blood pressure targets for hypertension. Cochrane Database of Systematic Reviews 2009, Issue 3. Art. No.: CD004349. DOI: 10.1002/14651858.CD004349.pub2.

About these ads

251 thoughts on “Pressão Arterial de 12×8 é melhor que 14×9?

  1. Oi, sou esposa do Michael da confraria 4X4. Meu marido me indicou seu blog, pois eu sou enfermeira e também tenho um blog de saúde.

    Adorei seu blog, já fiz o link nos meus favoritos.

    Sinta-se a vontade para visitar o meu também!!!

  2. OI Bom dia, tenho 31 anos e ja faz uns 6 anos que venho sentido dores peitorais, fiz exames duas vezes e nada encontrado. no 1º exame fiz eletro, endoscopia, raio x do torax e nada de anormal. na 2ª fiz eletro e teste da esteira e tudo normal. mesmo assim fico preocupado quando sinto tais dores, nao sao fortes, mas incomoda por nao saber sua origem. faço caminhada, jogo bola toda semana, me alimento bem, nao fumo, bebo socialmente e mt raramente. tenho 1,74 e peso 69kg. nao sinto mais nada, nem cansaço, e outros sintomas quando sinto estas dores…. o que pode ser ou o que me aconselha fazer como exame para descobrir a origem da dor..
    um abraço e obrigado pela atenção.
    se possível mande resposta pelo e-mail.

    • Olá Julliano. Em primeiro lugar você deve procurar um cardiologista, mas dores no peito podem ter outra origem. Uma causa comum é a nevralgia intercostal, que é uma inflamação no nervo que fica entre uma costela e outra. Um ortopedista ou fisiatra podem ajudar no diagnóstico.

  3. Oi,um dia pela manha comecei a querer fazer uma dieta e levei ao trabalho cha verde fervido com cha mate (2 litros) e um omelete de repolho com ervas e atum.Comecei a tomar o cha toda a manha e ao meio dia comi o omelete.Comecei a sentir uma vertigem muito forte,a vista escurecendo e uma sensacao de que minha cabeca ia explodir,como estava no trabalho e sozinha,pois trabalho de house keep nos USA (faxineira),eu nao sabia o que fazer,comecei a tomar bastante agua e urinar bastante,fui me sentindo melhor e podendo acabar meu trabalho,ao final da tarde fui tirar a pressao e estava 15 por 9.No outro dia tirei de novo e esrava 14,o outro dia 13 ate chegar ao 12,nestes dias eu tirei quase que completamente o sal,mas mesmo assim quando almocava ou comia algo com pouquissimo sal sentia a mesma sensacao de que algo subia em meu pescoco como uma pressao muito grande,comecei a sentir uma opressao no meio dos seios,nao chegava a ser dor,mas um desconforto,estou acima do peso,mas nao como muita gordura animal,mas sei que tenho hipotiroidismo por estar com a glandula tireiodana muito grande,e estou no climaterio ou inicio da menopausa,entao gostaria de saber se estas 2 coisas pode elevar a pressao,pergunto na internete porque aqui estou ilegal e nao tenho direito a atendimento medico,se alguem puder me ajudar eu agradeco muito,tambem sinto meu coracao bayer muito rapido as vezes,gostaria de saber se so exercicios fisicos e uma alimentacao equilibrada sem sal e gordura pode ajudar a controlar a pressao ou se e necessario medicamentos para isto.

  4. Olá. Também sou médico, cardiologista, e me preocupa muito o teor das afirmações que você faz no primeiro tópico. Já está mais do que constatado que a redução da pressão arterial para níveis ótimos, sobretudo em pacientes com escore de risco para eventos elevado, implica em uma significativa redução de risco para estes pacientes, mesmo que para isso seja necessária terapêutica medicamentosa mais agressiva (associada às medidas não farmacológicas). É inaceitável manter um paciente com 140x90mmHg quando ainda se tem opção de otimizar o tratamento.

    Fonte: V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial.

    • Prezado Dr. Fausto,

      Dentro das evidências médicas, o artigo que comentei está no maior nível hierárquico, a da revisão sistemática. E a biblioteca Cochrane é Portanto as diretrizes brasileiras da hipertensão arterial estão desatualizadas em relação à evidência científica. A única dúvida deste artigo é em relação a pacientes diabéticos, mas recentemente o Accord Study Group publicou uma pesquisa comparando a manutenção da pressão arterial menor do que 14 com menor do que 12 em pacientes portadores de diabetes tipo 2. O nível de complicações foi maior no grupo com pressão arterial menor. Portanto, manter a pressão menor que 14×9 é perigoso para o paciente diabético (The ACCORD Study Group. Effects of Intensive Blood-Pressure Control in Type 2 Diabetes Mellitus. N Engl J Med. 2010 Apr 29;362(17):1575-1585)
      .

      Atenciosamente,

      Dr. Paulo Farber

    • Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida, tomo medicação para pressão alta (Micardis 80 MG), gostaria de saber se mesmo com a pressão arterial normal preciso tomar a medicação, porque afiro minha pressão várias vezes por dia e ela sempre está normal… Na verdade quando fui consultar estava desesperado pois tinha tido uma crise de ansiedade e fui parar no hospital achando que ia infartar. Desde já agradeço

      • Prezado Edson, possivelmente sua pressão arterial está normal por causa da medicação. E qualquer conduta para manter, trocar ou retirar o remédio só pode ser feita após cuidadosa avaliação médica.

  5. Gostaria de uma informação, de uma ajuda…
    Eu tenho 36 anos, não bebo, sempre pratiquei esportes, fumo muito que raramente, porém neste ultimo ano tenho passado muito nervoso e minha pressão que sempre foi 13×8 a 10 dias tem passado para 14×9, o pior é que eu fico preocupado e nervoso e ela não abaixa.. sinto as vezes, só vontade de ficar deitado e com o corpo dolorido, está pressão 14×9 pode dar um infarto, ou algo que me prejudique… moro com meu filho de 4 anos ele só tem a mim e morro de medo de acontecer algo e ele ficar sem ninguém.. gostaria de uma ajuda por favor, pelo menos para me acalmar ou me auxiliar… fui a vários médicos e para eles a palavra só é: tenha calma e desestresse…..fico no aguardo… jackson

    • Jackson,

      Enquanto a sua pressão arterial estiver abaixo de 14×9, há pouco risco de uma complicação grave. Experimente beber bastante água, no mínimo 2 litros de água por dia, e exercitar-se com regularidade.

      • Amigo, eu tive o mesmo problema de medo de morte e tal, pressão alterada, inclusive estou tomando remédios de pressão, só que estou suspendendo porque minha pressão está normal, fui a um psiquiatra e ele falou que tive uma crise de ansiedade e é normal alteração de pressão nesses casos… Lembrando que fiz ECG, teste ergométrico e Ecocardiograma pra me certificar que não tinha nada no coração.

  6. Olá, tenho 25anos e minha presão utimamente estar 15/9 é normal e se não for normal mim diz como mudar esse quadro?
    Obrigado!!

    Ass: GFAlves

    • Olá Gabriel, sugiro você procurar um médico. Pressão arterial de 15×9 não é normal, ainda mais para quem tem somente 25 anos. Atenciosamente, Dr. Paulo Farber.

    • Artur, alguns antiiflamatórios podem alterar a pressão arterial, mas 14×9 não é um nível preocupante, como escrevi no artigo. Outros tipos de tratamento, como a acupuntura, podem ajudar a diminuir o uso de antiinflamatórios.

    • Olá Artur, vários antiinflamatórios podem alterar a pressão arterial, e muitos (como o diclofenaco) estão relacionados a problemas como infarto do miocárdio. Mas 14×9 não é uma pressão muito alta.

  7. Boa tarde, medi a minha tensao a pouco tempo e fiquei preocupado visto que ela estava a 14×4, queria saber a sua opiniao acerca disto.
    Obrigado

    • Olá Fábio, acho melhor você verificar essa pressão arterial para conferir se a pressão diastólica é essa mesmo. Se for isso mesmo, aconselho uma consulta com um cardiologista. Mas o mais provável é que houve um equivoco na medida.

  8. Tenho 31 anos, minha pressao varia de 14×9 á 13×9, ela me causa algum risco? Ja tem mais de 2 anos, ja fui ao medico ele sempre dz que é normal.Mas qd vou medir me dizem cuidado sua pressao esta alta.
    O que faço?

    • Zélia, não há problema com esses níveis de pressão arterial, mas se subir mais você deve procurar ajuda médica. Para ter certeza, é melhor fazer um exame durante 24 horas chamado MAPA.

  9. Dr. minha pressao e 14×9 entao ela e normal, Eu venho tomando remedio para pressao, meu medico disse que 14X 9 e alta eu tomo remedio a 5 anos tomo Diovan Anlo fix um remedio meio caro e ainda agora estou com gastrite por causa do remedio, dr sera que posso parar com esse remedio.

    • Sérgio, se a sua pressão for 14×9 tomando a medicação, significa que sem o remédio ela vai ficar mais alta, o que pode ser perigoso. Mas se sem medicação ela ficar no máximo 14×9, não é necessário remédios. Mas tome qualquer conduta sempre sob orientação médica, pois a conduta pode depender de outras características clínicas..

  10. tomo atenolol mas minha pressão ta desregulada
    se tomo asveses abaixa de mais se não tomo
    sobe e me da uma tosse seca meu medico
    ja troucou o anolopril porque me dava tosse
    tem um medicamento que não de esa
    tosse? por favor me ajude nao aguanto
    tanta tosse.

  11. Prezado Dr. Paulo,

    Tenho 40 anos, 1,85m, 81 kg, faço vida saudável, com esporte 3x por semana, alimentação balanceada. Sempre tive pressão 12 por 8. Recentemente, num dia que estava com dor de cabeça, medi minha pressão e percebi que estava em 14 por 10. Nas últimas 3 semanas, a 3ª medição (uma após café da manhã e outra antes do jantar) tem dado sempre 14 por 9. Fui a um cardiologista e ele disse que terei que tomar medicação. Disse ainda que tenho que fazer o MAPA apenas para definir a que hora vou tomar a medicação (se de manhã ou à noite). Ele nem me perguntou sobre meus hábitos de vida, alimentação, nada. Depois de ler em seu post que é possível conviver com uma pressão de 14 por 9, eu, que também sou da política de evitar remédios sempre que possível, pretendo tentar baixar a pressão reduzindo o consumo de sal, ingerindo alho e fazendo caminhadas diárias. O Sr. teria alguma outra recomendação? É essencial fazer mesmo o MAPA? E que outras sugestões o Sr. teria para baixar a pressão sem remédios?

    Mais uma dúvida, se o Sr. me permite: estou tomando Lansoprazol há mais de um ano. Li que o FDA publicou aviso referente a hipomagnesemia associada aos PPIs. E também li sobre a relação magnésio e pressão arterial. Além da pressão arterial alta, tive nos últimos tempos alguns espasmos musculares (twitches), que imagino que também possam estar relacionados ao magnésio. O Sr. acha que pode estar aí a causa da pressão alta? (pois antes de começar o remédio sempre tive 12 por 8).

    Desde já agradeço por sua atenção e parabenizo-o pelo seu excelente blog, altamente informativo e muito interessante.

    Atenciosamente,

    Dario

    • Olá Dario, veja o meu post “e aquele remedinho para o estômago”, o bloqueador de bomba de prótons pode atrapalhar principalmente a absorção de vitamina B12. Além do magnésio é interessante dosar ferro, ferritina, homocisteína, potássio, só para citar alguns, portanto tudo isso deve ser avaliado por um médico. Um Mapa pode esclarescer se a pressão arterial não sobe além de 14×9, e se não subir, pode não ser necessário um antihipertensivo. Mas mais uma vez, tudo isso só pode ser avaliado por um médico.

  12. olá meu nome é Camila tenho 20 anos e eu tenho algumas duvidas…….

    Eu tenho Hipertireoidismo nunca tive problemas com pressao mas de uns tempos pra ca eu ando bem anciosa e por conta disso minha pressao sobe… duas vezes conteceu de chegar a 15/10 fui correndo ao ps e tomei o remedio mas antes oq era sempre normal ir ao medico e sempre 12/8 hoje o meu normal ta sendo 13/8 se eu ficar muito agitada ela fica 14/9 eu fico preocupada mas se chego ao ps e esta 14 po9 eles irao medicar……….. Eu tb pelo problema de hipertireoidismo tenho o metabolismo acelerado e por coonta disso tenho muitas palpitaçoes no coração eu tomo Selozoki e pra pressao mas nao tem adiantado minha pressao quando vou medir o normal 13 por 8 ja fui no cardiologsta tanto que faço acompanhamento ele diz ser normal…. Hoje ja passei pelo raamento do hipertireoidismo e gostaria de saber se por eu ter esse problema interfere na minha pressao? e se 13 por 8 é realmente uma pressao normal e nao pode me causar nenhum problema?????????????

    Ficarei muito grata se poder esclarecer minha duvida……..

    Obrigada!!!!!

    • Olá Camila, o hipertireoidismo realmente pode aumentar a pressão arterial. E 13×8 normalmente, dependendo da idade, pode ser normal, sim.

    • Rafael, a cefaléia (dor de cabeça) pode ter inúmeras causas, que devem ser avaliadas por um médico. Se você medir sua pressão arterial pela manhã, depois à noite, sentado, deitado, após atividade física, em todas essas situações a pressaão vai ter variações.

  13. olá Dr., fazem fazem 4 meses que venho tomando remédios para pressão,até agora ja tomei atenolol,.losartana,. e agora Diovan Tripo, todos eles me causam muitos desconfortos,.este ultimo dores nas costelas ( nevralgia ?),.sensação de choque no corpo, porem não me causa tontura como os anteriores,.estas sensações são vem e vão constantemente, fiz dois eletros e esta tudo normal , e exames de sangue tudo normal. Constaram a pressão alta num exame de rotina para funcionário, estava 18×10, e me recomodaram a procurar um cardiologista. Um medico me falou que minha pressão deve ser por causa de estresse, Ora, será que não seria melhor tratar o estresse do que ficar sofrendo estes efeitos colaterais que até aumentam o meu estresse.?? o remédio esta controlando a minha pressão sim, as vezes até demais (10×5), ..mas a minha qualidade de vida ? ..agradeço seu retorno

    • Olá Roberto, o tratamento do paciente hipertenso deve ser feito exclusivamente pelo médico, fica impossível responder através do blog qualquer conduta a respeito. Mas algumas atividades podem diminuir o estresse como exercícios, yoga, taichi, entre outros.

  14. Boa Tarde!
    Tenho 19 anos, minha altura é 1.64, peso 70 kg e a minha pressao esta 14/9, todos estao dizendo que ela esta alta, gostaria de saber se esta realmente alta ou é normal!
    Agradeço!

    • Prezada Lorenza, pode ser que a sua pressão esteja um pouco alta, já que com 19 anos geralmente as medidas são menores, mas vá em um médico e siga as orientações dele. Há muitos fatores que influenciam a pressão arterial, e algumas pessoas tem aumento de pressão somente na consulta médica, mas para que isso fique claro precisa fazer um exame onde a pressão é avaliada durante as 24 horas.

  15. Olá Dr°Meu Mone e Moacir eu faço uso do medicamento Atenolol 25 Ml
    Passei Em Um Medico Eli Fala Que Eu Tenho Aritimia cardica Eli Fez Um Eletro , Passei Ai Em Um Neuro Eli Me Diz Que Tenho Controme Do Panico Sinto Pontadas No Peito Que Me Deixa Mal Preucupado Si Deixo De tomar O Remedio As Vezes Minha Pressão Fika 14×9 Hj Si tomo O Medicamento Ela Controla As Vez Fika 12×8 As Vez Baixa De Mas Hj Ela Esta 13X9 Tomo O Remedio De Cindrome Do Panico Tbm Frontal eo Clo
    Oque O Dotor Me Aconselharia Dr° Passei em Uma Outra Carido a Pouko Tempo Ela Fez Um Eletro e Falou que Estav Tudo Bem E Mandou Fazer O Ecocardiograma Com Dloplo Pode Me Ajudar Agradeço abraço

    • Prezado Moacir, um blog não é um lugar adequado para uma consulta médica, você deve consultar seu médico e seguir as orientações dele.

  16. minha pressao arterial nunca passou 9×6 passei mal e fui ao posto de saude minha pressao estava 14×9 tenho 36 anos o que devo fazer?estou no peso normal e me alimento bem.pode ser erreditario?

    • Andréia, somente uma consulta médica pode avaliar se você necessita ou não mais cuidados. Até um estresse aumenta a pressão arterial, mas procure um médico para ver se necessita ou não algum tipo de medicação.

  17. Olá Doutor, meu marido tem constantemente ficado com a pressão 15 x 9, li no seu blog que neste caso podemos dispensar o remédio antihipertensão. Mas como ele também tem o triglicérides muito alto (está tomando sinvastatina) eu me preocupo que esse segundo fator possa ser de alto risco. O médico solicita que ele tome atenolol,mas meu marido não aceita tomar por ter a política que excesso de remédios traz mais contras que prós. Quais as consequências dele tomar essa atitude de só ir tomando a sinvastatina e ter dispensado o atenolol?

    • Olá Vera,os triglicérides altos podem apontar para outro problema, o excesso de carboidratos na dieta. É impossível opinar através do blog sem nunca ter examinado o paciente, mas a principio a pressão arterial está alta e deve ser medicada.

  18. Boa tarde , tenho 53 anos , minha pressão sempre foi em torno de 12×8 , as vezes 13×8 , a 3 meses fui fazer exames de rotina como , sangue , trigric , colesterol , etc , graças a Deus todos foram normais , após fui no cardiologista minha pressão estava em 15×9 , ele me passou um remedio , tomei dois meses , parei e venho aferindo diariamente , fica entre 12×8 , 13×8 , parei por conta propria , vc acha isto complicado

    obrigado

    Wagner

    • Wagner, é muito difícil opinar sem nunca ter examinado o paciente, até medir a pressão arterial não é tão fácil. Muitas vezes o médico pode pedir uma monitorização 24 horas da pressão, um exame chamado MAPA.

  19. oi eu tive que tomar remedios na minhas 2 gravides pois minha pressão sobe muito. queria saber se sou hipertensa pois minha pressão ficava muito alta, quando eu engravidava. me responda por favor. .

    • Olá Salete, existem várias situações onde a pressão arterial aumenta na gravidez, como a pré-eclâmpsia ou a hipertensão superajuntada. Somente o médico pode diferenciar a pré-eclâmpsia da hipertensão arterial essencial, e saber se há necessidade de controle da pressão arterial.

  20. Tenho a pressão 14/9 e sinto dores de cabeça no periodo da tarde. Também vou ao banheiro cerca de 2 vezes a noite, tenho 38 anos e peso 87 kilos. Tá normal?

    • Olá Ronan, é impossível qualquer opinião sem consultar um médico. Mesmo a pressão arterial pode variar durante o dia ou a noite, fato que leva aos médicos solicitarem uma monitoração 24 horas para ter certeza se a pressão está se mantendo normal.

  21. doutor
    minha pressão sempre esteve normal… digo: 12 por 8… 11 por 7… 11 por 8… eu tive a minha pressão elevada numa crise de susto… ela chegou a 17 por 10… mas td foi controlado…depois disso fiz um eletro…e fiz um acocardiograma…e nada constou…esses exames foram pedidos pelo médico…eu ainda ñ voltei nele… e ele me disse pra ir acompanhandoa pressão…e após isso elas continuaram 12 por 8…11 por 7… só que de alguns dias pra ca…ela tem estado baixa: 10 pro 7… 9 por 6… 11 por 7… eu percebi q isso aconteceu pq estou caminhando pela manha e fazendo academia…estou tomando suplemento alimentar pra criar massa… isso é normal?? a pressão baixar assim?

    • Olá André, qualquer conduta tem que ser acompanhada por um médico, mas é muito comum o aumento da pressão arterial com o estresse e também passado o estresse ela retornar ao normal. Pressão baixa não é doença, a não ser que você esteja sangrando ou outra situação que leve ao choque (como infecção grave, infarto do coração ou dor muito forte).

  22. Olá, tenho 32 anos, não bebo, não fumo, faço caminhadas e ando de bicicleta com meu marido e filha nos finais de semana. Não tenho nenhuma doença, mas minha mãe tem pressão alta, sofreu infarto aos 34 anos e recentemente fez cirurgias para tirar alguns aneurismas cerebrais. Depois de uma discussão muito séria em família senti dores fortísssimas que começaram como um desconforto nas costas e passaram para o peito, sentia como se estivesse sendo espremida na região do tórax, fui para o hospital, fiz exames e não constou nada, me medicaram e voltei para casa, ainda sinto pontadas leves no peito e um pouco de falta de ar. Apesar dos exames estarem ok posso ter sofrido alguma coisa relacionada ao coração? Devo procurar um cardiologista? Obrigada.

    • Olá Rosi, é bom verificar com um médico a questão da pressão arterial, mas dores no peito não são exclusivas do coração. Varios problemas podem gerar dores, desde problemas pulmonares até problemas da coluna vertebral, ou então das costelas. Se você sente dores, precisa de um diagnóstico para saber porque as dores estão aí.

  23. Desculpe, esqueci de dizer que minha pressão sempre foi baixa, ontem quando fui para o hospital estava normal, acho que 12 por 8, mas hoje esta 15 por 8.

  24. Ando preocupada .faço sempre acompanhamento cardiológico,desde de que descobri ser hioertensa.Só que comecei com Inalapril de 10 e um ano depois passei pra atenolol de 25 ,mas este medicamento me causou problemas com asma e foi suspenso .Passei a usar Losartana de 25 e meu cardiologista me deu uma amostra grátis do de 50 pedindo pra que eu tomasse só metade.Me equivoquei e tomei inteiro,Quando percebi liguei pra ele e me orientou a não abaixar a dosagem e continuar com 50.Já faz 1 ano isso.Só que a uma semana minha pressão tem alterado muito,tomo o medicamento pela manhã e algumas horas depois ela está 14 /9 fico me sintindo mal, dores na nuca, mal estar, dificuldade pra falar, e dores no rim.Urinando muito! Liguei para meu cardiologista e elel disse pra que eu tomasse á noite também o remédio,não estou na minha cidade , e por conta do mal estar tomei o remédio , mais rivotril e nada dela baixar.a máxima até chega a 12 ,mas a mínma permaneçe 9 ou 10 .Tento relaxar , dormir e não consigo,já estou voltando pra minha cidade e marquei consulta ,mas agora mesmo estou me sentindo muito esquesita,dormente, pesada.Nãoo sei o que fazer.Porque q pressão não baixou mesmo com uma dose maior?Será que o remédio não faz efeito? Agradeço imensamente.Vera.

    • Prezada Vera, é impossível responder as suas dúvidas pelo blog. A hipertensão apresenta muitas facetas, que só o médico em uma consulta cuidadosa e análise de exames de laboratório pode emitir uma opiniao consistente.

  25. caro dr paulo..
    recentemente medi a minha pressão e estava a 14×09, sendo que peso 122,00 e 1,78 altura.. a minha idade 46 anos e estou mudando meus habitos alimentares.. menos açucar e menos sal.. nao janto e como mais verduras.. estou começando a caminhar.. se manter nessa media nao tenho motivo para me preocupar ou procurar tratamento? nao fico doente e nem sinto nada ja a alguns anos.. mas quero começa a me prevenir.. alguma analise quanto a minha pressao e cuidados?? desde ja agradeço..

    • Prezado Célio, a obesidade pode ocultar problemas mais sérios, como a síndrome metabólica. Aconselho procurar sim ajuda médica, pois doenças como a diabetes podem ser silenciosas e as consequências gravíssimas.

  26. Duas questões, Dr. Paulo:
    1 – Qual a diferença (se existe) de uma pressão 15X9 de uma 15X8, por exemplo?
    2 – Fiz várias medições seguidas e elas variaram de 15X8,5 à 13,1X7,8. Entendo as limitações de um diagnóstico “on-line”, mas isto significa que tenho que correr para o médico ou posso tentar um controle da alimentação e dos maus hábitos? Tenho 50 anos e quando caminhava + regularmente e prestava mais atenção na alimentação a pressão estava em torno de 12X8, relaxei e ficou dessa maneira.

    • Prezado Eduardo, a diferença entre a pressão 15×9 da pressão 15×8 é o relaxamento do coração, que é maior quanto menor é a pressão diastólica (mínima), mas se a pressão se mantiver alta pode gerar problemas importantes, como sobrecarga do próprio coração, levando com o tempo a insuficiência cardíaca. Procure um médico.

  27. Olá Doutor, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo bom trabalho que faz aqui…
    Seria de grande valia se ao parte da classe médica ajudasse na orientação das pessoas como vc faz aqui…
    Eu tenho 36 anos estou 15 kg acima do peso e tive um bb em fevereiro deste ano…desde então minha pressão que era normal até o dia do parto, ficou alta…
    Em torno de 16, 17 por 11, 12 estou tomando losartana de 100 mg e fazendo alguns exames de coração…
    Minha dúvida:
    Posso estar hipertensa apenas porque estou gorda???
    Se eu emagrecer será que consigo me livrar da dependência dos remédios???
    Tive cerca de dois episódios de pressão alta anos atrás, fui ao médico e nunca fui diagnosticada hipertensa!
    Inclusive um cardio me disse que eu não era hipertensa…
    Fico grata se puder me orientar!
    Abraços.

    • Prezada Janaína, é muito difícil afirmar qualquer opinião pelo blog, mas conheço pessoas que normalizaram a pressão arterial depois de emagrecer. Uma das razões é que melhoraram a respiração ao dormir, resolvendo a apnéia do sono, quando é o caso. Outra é a melhora da resistência à insulina, no caso de diabetes ou pré-diabetes. De qualquer forma, somente seu médico poderá avaliar corretamente.

  28. doutor minha presao sempre esteve normal..12/8 de 1 mes ela oscila.14/915/9 ate 16/9.fui ao cardiologista .e ele disse que a minha pressao estava normal,e que era ansiedade stress.me passou para tomar cloxazolam 1mg.sinto dor de cabeça e a pressao as vezes sobe do nada por alguns minutos e depois volta ao normal .o que ´pode ser.

    • Prezada Cristina, o melhor é avaliar a pressão arterial por 24hs, através de um exame chamado MAPA, que seu médico solicita, para avaliar se a pressão arterial sobe mesmo e quanto sobe. Somente seu médico pode dizer se a medicação está adequada ou não.

  29. Prezado Dr.Fábio, tenho um problema de hipertensão desde da infância e mantenho tratamento continuo mantendo a pressão nos níveis de controle.No entanto, por motivos de familiares estive como acompanhante de um intimo familar durante quase um ano dentro de uma UTI presenciando toda sorte de ocorrências que ocorre naquele tipo de unidade.Quando me submeto a aferição com um profissional médico inevitavelmente minha pressão promove uma subida em razão da carga psicológica adquirida naquela dolorosa experiência.Na sua opinião como devo me nortear:aferindo minha pressão que se apresenta regular e respondendo aos medicamentos fora dos ambientes de necessidade médica ou tornar referência quando sou submetido a uma aferição por um profissional de medicina devidamente paaramentado num ambiente de saúde.Outra pergunta versa qual a opção disponível para os pacientes com necessidade do uso diário da aspirina prevent e AAS e apresentam intolerancia estomacal e gastrite no seu uso?Agradecido antecipadamente.

    • Prezado Eduardo, existem exames que medem a pressão arterial por 24hs continuamente, conhecido como MAPA, peça para seu médico solicitá-lo, e se a pressão só aparecer na presença do médico, você tem o que chamamos de “síndrome do jaleco branco”. Quanto ao uso do AAS, isso só pode ser orientado pelo médico, que tem que avaliar os prós e contras dessa medicação ou de outra que a substitua.

  30. minha triguiceres esta em 230 e minha pressao esta entre 12/8 a 14/9 estou tomando 1 atenolol de 25 cedo e 1 losartana de 50 a noite sera que esta normal ?quero saber se a triguiceres nesses valores pode afetar a pressao ?

    • Prezado Alexandre, a sua pressão arterial está controlada, mas você deve pedir orientação para um profissional nutricionista ou médico para controle dos triglicérides. Geralmene o controle dos triglicérides se faz pela restrição de carboidratos, inclusive frutas.

    • Olá Rafaela, é muito difícil responder sem examinar o paciente, e somente a pressão arterial não é parâmetro de saúde. Se você medir a pressão em repouso ou logo após um exercício, os valores mudam bastante.

    • Olá Diana, somente um médico após uma avaliação cuidadosa pode responder essa pergunta, pois a pressão arterial é somente um dos fatores avaliados em uma consulta médica.

  31. ola doutor tenho 24 anos gostaria de saber a precao arterial medida em repouso e de 12/8 12/9
    medida em pé ela sobe somente a diastolica fica entre 12/10 ou 11 13/10 ou 11e tambem consigo ver minha pulsacao no pescoco. isto e normal

    • Prezado Jairo, somente uma consulta médica pode responder a sua pergunta, pois a pressão arterial é apenas uma das variáveis na avaliação da saúde.

  32. Muito boas as respostas Doutor, dá para seguirmos alguns cami nhos em busca de melhoras.Um dia minha pressão estava 15×10, corri para o médico, cardiologista fez exames, mapa, esteira e´passou Diovan 360mg(associado) com somalgim 100mg. Tive efeitos colaterais imediatos, urinava muito, tomava bastante água, e de imediato estava no banheiro, não podia fazer nenhum movimento de baixar ou levantar a cabeça que me dava vertigem, sentia que o sangue demorava circular para a cabeça. O médico diminuiu para a metade, diovan /amlofix-valsartana +anlopino, a prssão baixou para 13,12,11,10,até às vezes 9 por 9,8,7,6, até ás vezes 5 respectivamente. Não me sinto nada bem quanto aos efeitos colaterais, durmo pouco,ins\õnia às vezes, uma pequena confusão mental, nervosissmo acentuado, stress sem causa , irritabilidade e pior, tenho herpes simples, aparecia uma ou duas vezes no ano, conforme o calor ou estresse, depois do remédio ela vai e volta, sempre na parte interna da coxa perto do anus, me encomoda, a pomada de aciclovir já não tem tanta eficiência, demora a cicatrizar, mas cicatriza com o tempo.Minha imunidade ficou comprometida com o remédio, Naõ sei se um corticoide que passo nos pés contra fungo tbem pode estar influenciando nesses sintomas. A vontade doutor é de parar e fazer exercícios, tenho hoje 61 anos, peso 75kg, 1,73 altura.ia esquecendo de dizer que sinto contante uma sinusite leve e renite, coisa que apareceram mais acentuadas depois do remédio.E agora Doutor?

    • Olá Julio, somente um médico pode avaliar o conjunto de medicamentos para você. Geralmente não se utilizam corticóides para os fungos. Mas fica claro que a sua saúde não está bem, e há muitas coisas que podem ajudar, como beber mais água, não tomar álcool, açúcar, refrigerantes, produtos industrializados, e outras atitudes que em uma consulta médica podem ser recomendadas.

  33. bom dia dr.. tenho 32 anos..pratico esportes semanalmente, futebol e musculação..de uns tempos p/ ca minha pressão arterial subiu repentinamente, estava com uma inflamação nas amgdalas por um periodo de 3 meses, sendo que melhora e voltava a inflamação, após consulta com especialista da garganta, me pediu exame de sangue completo, no qual deu tudo dentro dos padrões conforme o mesmo, sendo que neste periodo tomei de todo tipo de antiflamatorio, e segundo médico isso não altera a pressão arterial..como faço avaliação na academia, nesta ultima me cosntatou minha pressão em 16/10..no periodo da inflamação..e variando muito a cada medição a noite…com a diastolica sempre em 10 / 9 / 8 …no dia da consulta com o médico estava alta por isso me solicitou o exame de sangue, e conforme ele vou viver por um bom tempo c este exame…segundo ele minha pressão seria apenas por estress..passados, 3 semanas minha gagarta ja esta melhor, minha pressão ainda esta variando mais um pouco mais baixa…geralmente 15/09….a noite…minha duvida é a seguinte..estava tomando antiflamtorios, juntamente com um suplento alimentar chamado creatina + bcaa, no qual sei q a creatina retem liquido, que pode accarretar num aumento da pressão arterial, trabalho tbm em frente na parte administyrativa de uma empresa..computador direto, e a noite tenho dores de cabeça, vista embaralhada, insonia,, todos estes fatores juntos podem causar hipertenção??pois quando saio dos treinos fisicos me sinto muito bem, ja isso a 4 anos nunca senti nda de anormal, ao contrario me sinto melhor depois..outra coisa tbm estava meio acima do peso uns 3 kg, e agora estou voltando ao peso normal, + 2 semanas de férias cuidando de minha filhinha de 01 ano..e tbm estou muito ancioso nos ultimos tempos e isso geralmente me acontece a noite e mais no inverno…então o que o sr. DR. pode me dizer a respeito…ja teve algum caso parecido…? melhor fazer um MAPA, a PA, estando alta por um periodo pode voltar apo normal? demora algum tempo? ou sera que terei q entrar para o mundo dos remédios…

    • Prezado Marcos, aferir a pressão arterial não é um processo muito simples. Um erro comum é usar o esfingnomanômetro automático de pulso com o braço estendido, ou seja, sem realizar a flexão para colocar o aparelho na altura do coração. Outro erro comum é nao esperar uns 15 minutos sentado enquanto a pressão se estabiliza. Há muitas razões para o aumento da pressão arterial, inclusive a própria ansiedade, mas isso só deve ser avaliado por um médico.

  34. oi doutor minha pressão arterial varia muito gostaria de saber se triglicerides alto tomar muita agua ou refrigerantes influencia na pressão.tb sinto calorias no pescoço ja fiz tomografia raio x e não deu nada.o que pode ser ?

    • Olá Reginaldo, somente um médico poderá, após um exame cuidadoso pode opinar a respeito, mas posso dizer, com certeza, que refrigerantes são muito ruim para a saúde, sejam com ou sem açúcar.

    • Prezada Cinthia, provavelmente é normal, mas é impossível dar uma opinião somente com esse dado. Uma pressão arterial neste nível, por exemplo, pode ser baixa se a pessoa estiver tomando remédios para baixar a pressão.

  35. Boa tarde Dr. Tenho 50 anos e me exercito normalmente mas há 3 meses parei com exercícos por causa de um cálculo renal que custou a ser expelido.
    Depois de uma viagem de carro por mais de 1000 km, senti cólicas novamente e lá fui eu para minha receitinha caseira de chás, já que desenvolvo cálculos desde 19 anos mas não com intensidade, este ano acho que baguncei minha dieta.
    Hoje senti um certo tremor nas mãos e medi a pressão com um aparelho de pulso que tenho. Por 3 medições o valor foi de 15 x 9. Tomei um buscopan composto apenas mas isto foi ontem, há mais de 24hs.
    Sou fumante há 35 anos.
    É aconselhável buscar um médico ou aguardo mais alguns dias e outras medições para ter certeza da hipertensão?
    Grato

    • Marcos, é melhor consultar um médico. Mas muito cuidado com o uso dos aparelhos que medem no pulso, pois o cotovelo deve estar fletido (dobrado) para que o aparelho fique na altura do coração, e você deve esperar e relaxar pelo menos 15 minutos antes de medir a pressão arterial. O ideal é que o médico peça um MAPA, que mede a sua pressão arterial por 24 horas seguida.

  36. Dr. Meu nome é Nathan, tenho 20 anos. Peso 78 quilos e meço 1,80. Atualemente estou sem atividade física. Estou sofrendo de Refluxo gastroesofágico e tomando Nexium 1x ao dia, além de Peridal 3x ao dia. Minha pressão sempre foi 12/8, 11/8, 11/7, 12/9, não saía disto. Recentemente, o “normal” dela tem sido treze e algumas vezes 14/9. Ainda farei endoscopia para ver com mais detalhes o que está causando este refluxo. O refluxo, ou a medicação que estou tomando, pode estar interfedo para este aumento de pressão? De vez em quando o corpo chega a tremer e a vista ficar turva com essa subida repentina. Fiz um holter 24 horas e o resultado deu ok. Ainda farei um ecocardiograma em breve. Dr., o que pode estar acontecendo?

    Um grande abraço, Nathan

  37. dR. BOA NOITE, TENHO 52 ANOS, TENHO HIPOTIREOIDISMO TOMO SYNTRHOID 88 MG. HÁ MAIS DE 08 ANOS, ESTOU ACIMA DO PESO. MAS MINHA PRESSÃO QUE ERA DE 12/8 ULTIMAMENTE TEM SIDO DE 13/10 .FALARAMA QUE A MINIMA ESTÁ MUITO PERTO DA MÁXIMA E QUE ISTO É PERIGOSO, O QUE O SENHOR ME ACONSELHA DE IMEDIATO, ATÉ CONSEGUIR MARCAR UMA CONSULTA PELO SUS, QUE É EMORADA. ABRAÇOS E MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    • Olá Célia, aparentemente sua pressão arterial está alta, procure um médico no pronto-socorro até que consiga marcar sua consulta. Seu médico dará todas as informações de que precisa.

  38. olá meu nome é Nicolle tenho 30 anos estou tomando losartana 50mg 2x por dia por causa da pressão esta 14/9 estou tbem com 96kg e tenho 1,55 de altura,me ajude por favor.obrigado.

    • Olá Nicolle, a sua pressão arterial aparentemente está controlada, mas segundo as suas informações você está acima do peso. Veja com seu médico se você também não tem resistência à insulina, que também favorece o aumento da pressão arterial, e o tratamento dela pode inclusive ajudá-la a emagrecer.

  39. OI DR EU TENHO 47 ANOS MINHA PRESAO ERA 12/ 8
    DE UNS DIAS PRA CA ELA ESTA ALMENTANDO CHEGUEI ATE 20/10 AGORA O MEDICO ME DEU REMEDIO PARA CONTROLAR MAS FIQUEI COM MEDO QUE PODERIA ME DAR UM INFARTO. EU TERIA QUE CHEGAR A QUANTO DR PARA DAR UM EINFARTO . DESDE JA AGRADEÇO PELA SUA ATENÇAO

    • Prezada Terezinha, o maior perigo de uma pressão arterial alta como a sua é de um acidente vascular cerebral (derrame), siga o que seu médico indicar porque possivelmente você realmente corre riscos se não se tratar. E realmente a hipertensão arterial é um fator de risco importante para o infarto do miocárdio.

  40. Doutor tenho medido minha pressão deitado fica sempre 13×8 ,11×6, 12×7, 14×8 e sentado 15×9 ,13×8 tomo remédio fitoterapico valsartan com carvedilol,Minha pressão fica sempre oscilando tive sindome do pânico e sempre venho tendo ansiedade isso interfere .

    • Prezado Alexandre, não é possível dar qualquer opinião pela internet, consulte seu médico e veja se as suas medidas estão corretas. Somente um médico pode, através de uma avaliação cuidadosa, que envolve uma anamnese (a entrevista no início da consulta), um exame físico e exames complementares (exames de laboratório) pode dar uma opinião.

  41. Olá Dr. Paulo, tenho 25 anos, na última sexta-feira fui aferir a pressão arterial e deu 15×9, hoje de novo deu 15×9. Gostaria de saber se é muito grave, pois a médica me deixou com medo….

    • Prezado Diego, é impossível dar qualquer opinião com base no seu relato, mas pode ser que você esteja com hipertensão leve, e aí na maioria das vezes cuidados como mudar a alimentação e aumentar a atividade física já resolvem o problema. Mas também pode ser que você simplesmente fique nervoso quando vai ao médico e a pressão arterial suba somenta aí. Se o médico desconfiar deste problema, ele pode pedir um exame que meça por 24 hora a pressão arterial, conhecido como MAPA. Siga a orientação do seu médico.

  42. Me chamo mário Perez tenho 44 anos, os fiz dia 23/08/2012, sou fumante de maconha, nenhuma outra droga, nem alcool. minha pressão arterial dá sempre 15X9, tenho sentido dores de cabeça constantes e minhas pernas parecem fracas, sou bastante nervoso, e tenho medo desta pressão. a pergunta, é normal este s numeros para um home de 44 anos de idade não portador de nenhuma outra enfermidade??? Obrigado. Deus os abençõe. hunnnnnnnnnnn!! quero saber se estes sintomas tem haver com a p´ressão 15X9,e aprtir de que numeros devos botar o renedio emba
    ixo da lingua??

    • Prezado Perez, em primeiro lugar aconselho fortemente abandonar o uso da Cannabis, que além dos efeitos tóxicos no organismo (ainda pouco conhecidos porque a droga é ilegal, e são feitos poucos estudos) e procurar um médico para avaliar seu estado de saúde, já que 15×9 é uma pressão arterial alta.

    • Prezada Cristina, aconselho procurar um médico para que possa ser avaliada. A grosso modo não é normal essa pressão arterial, mas o resultado pode variar conforme a metodologia de medida..

  43. Estou tomando medicamento é minha pressão está controlada. Gostaria de saber se uma alimentação carregada no sal no dia anterior á medição, pode alterar a pressão para 16×9.

    • Carlos, a sobrecarga de sódio pode sim elevar a pressão arterial, e mesmo o emocional pode deixar a pressão arterial como você coloca. Por exemplo, temos a síndrome do jaleco branco, onde a pessoa tem uma pressão normal, e na presença do médico a pressão arterial sobe.

  44. Dr. Paulo Farber.
    Tenho 68 anos, e minha pressão varia de 12,8×7,7 até 14,9×8,6, isto durante o dia. Apenas tomo suplementos como q10, ginko Biloba e vitaminas C,E,Bs e Selénio e Zinco. Ela sobe-me um pouco mais no Inverno no Verão mais ao menos está sempre bem. Ao terminar Ginko Biloba poderei tomar Aspirina 100mg ? Será que estou a ser Hipertenso ? Aguardo sua resposta, e obrigado pela sua atenção

    • Victor, qualquer diagnóstico somente deve ser feito por seu médico. Até a medida da pressão arterial tem seus detalhes, e os números que você coloca mostram que você está usando um esfigmomanômetro digital, cuja medida pode variar de acordo com a localização do punho, por exemplo. Nunca se automedique, nem com suplementos.

  45. Tenho 37 anos, sempre tive uma tensão de 13,9 e agora comecei a ter 15,9, será preocupante ?
    Sou forte e nunca tive cuidado com a alimentação mas comecei a ter agora, e desde que tenho a tenção assim tenho tido umas dores umas vezes no peito esquerdo e outras vezes no peito direito e uma dor que ás vezes vai da omoplata esquerda até ao cotovelo, o que será isto ?
    Aguardo resposta.
    Obrigado pela a atenção.

  46. ola! tenho 51 anos,faço uso de aerolyn pelo menos 1 vez ao dia,dependendo do meu esforço.fui medir a minha pressao arterial e deu 15 x 9 e depois 14 x 9.nao custumo fazer uso de remedios para nada,nem pra dor de cabeça.so faço uso de remedio a base de ervas.é preocupante meu caso?

    • O salbutamol é um beta-estimulante, ou seja, é um estimulante cardíaco e dilatador dos bronquios, e pode sim acelerar o coração. Tome remédios somente com orientação médica.

  47. Doutor, tomo enalapril de 20 duas vezes ao dia. E minha pressão sempre ficou abaixo de 120×80. Mas desde de ontem ela oscila entre 130×80, 120×90, o que me faz sentir dores fortes na cabeça. Já quase não como sódio e tomo corretamente a medicação. O que pode ser? Obrigada

    • Pelo que você escreve os níveis da pressão estão razoáveis, mas consulte um médico para que ele descubra o que está acontecendo para que você tenha dores de cabeça.

  48. Olá!

    Gostaria de uma opinião, tenho 36 anos e ano passado e esse ano fiz MAPA e deu alterado, minha pressão tem picos ate mesmo em vigilia, tenho historico na familia de pressao alta, infarto e AVC, agora semana passada meu cardiologista me deu uma remedio para pressão, novanlo 2,5 mg/dia, mas qdo vou medir a pressão esta sempre 14×9, eu tomo a noite escitalopran 10 mg e frontal 0,5 mg, me sinto esquisita, nunca tenho certeza que esta tudo bem… é para o remedio da pressao deixar minha pressão que nivel? esta certo eu tomar o remedio da pressão? muito obrigada! Priscila

    • Prezada Priscila, como coloquei no post, se a pressão arterial ficar em 14×9 está bom. Com relação à medicação, somente seu médico pode analisar o conjunto, sem examinar é impossível dar opinião.

  49. Oi!!! tenho 42 anos e a minha pressão está 14/9… Estou sentindo dores de cabeça, que era a coisa mais difício de ter. Eu estou com medo,que remédio posso tomar? Me ajudem !!!!

  50. Olá Dr. estou com uma duvida tremenda minha pressao sembre foi 13 e alguma coisa, sempre foi assim. Passei 2 anos sem medir a pressao, entao estou sentindo umas dores de cabeca e as vezes na nuca, medi minha pressao é deu 14\10, detalhe antes quanda era baixa eu fumava e bebia, agora ja nao fumo a 6 meses e bebo raramente. Como vc ve esta pressao e que devo fazer é serio…Obrigado

    • Prezado Roberto, como você mediu a pressão arterial? Dependendo da posição, do aparelho, da altura do braço e outras variáveis, a pressão pode ser medida errado.

  51. olá Dr, tenho 43 anos e aos 40 tive uma filha. na gestação tive que fazer pre natal de alto risco devido ao hipotiroidismo e um nodulo benigno da tirioide, nunca tive pressão alta incluse na gravidez, apenas diabetes gestacional, porém apenas durante a gravidez.
    sou extremamente nervosa irritada não consigo relaxar, isso depois da gravidez de uns meses para cá noto que minha pressão esta sempre 14/9 porem nesta semana devido a dor de cabeça forte na nuca fui ao ps e estava 15/11 depois voltou aos 14/9 o medico do ps me deu presomed pra tomar mais achei a consulta muito rapida, disse que não prescisava consultar cardiologista porque era stress. o que me aconselharia procurar um cardio ou ele tem razão não há motivos para se preocupar, desde já muito grata.

    • Prezada Débora, é muito difícil dar qualquer opinião pela internet. Procure um médico que confie e investigue melhor essa crise de pressão alta.

  52. estou com outra duvida tenho um medido digital de pulso que pedir a confiança pois sempre da baixar quando vou eu posto de saúde da alta a ultima vez que fui no posto esta 12.7 nele estava 10.7
    esses aparelhos serve mesmo pois sempre que aferi esta baixar

    • Prezado Luis, de maneira geral os aparelhos de pulso servem tão somente para verificar alterações maiores de pressão, não servem como padrão. E também medir de pé, sentado, deitado, com o braço abaixado ou levantado, antes ou depois de descansar, tudo isso faz com que a pressão arterial mude.

  53. Bom dia, Dr. Paulo Farber.
    Tenho 59 anos de idade, 1,54m, peso 55 kg e não tomo qualquer tipo de medicamento, pois nunca senti necessidade. Faço caminhada diariamente, durante 1 hora e vou ao médico apenas uma vez por ano para um check-up. Ultimamente estou com uma dúvida terrível: ainda ontem, pela manhã, resolvi ir ao posto de saúde para medir minha pressão arterial. Fiquei preocupada pois o resultado foi 16/9. À tarde, mais ou menos lá pelas 3 horas retornei ao posto para um novo diagnóstico. O resultado foi 14/9. Hoje, antes da caminhada, por volta das 8 horas, medi de novo e deu 14/9. É um caso para eu me preocupar?
    Desde já agradeço.

    • Prezada Elizia, somente após uma consulta médica minunciosa com um médico, você vai ter a resposta. Portanto consulte um médico para que possa saber se há necessidade de medicação ou não.

  54. DR. PAULO FARBER, GOSTARIA DE LHE DAR OS PARABÉNS PELA DIVULGAÇÃO DA MATÉRIA DA Cochrane. VC ESTÁ ABSOLUTAMENTE CERTO EM DIZER QUE A PRESSÃO ATÉ 140 X 90 ESTÁ DENTRO DE SUA NORMALIDADE, DESDE QUE NÃO EXISTAM OUTROS FATORES AGRAVANTES (OBESIDADE, DIABETES, TABAGISMO, ETC). POR MUITOS ANOS SOFRI MUITO POR ME ACHAR HIPERTENSO. ISSO PELO FATO DE UM MÉDICO DESINFORMADO, AO AVERIR MINHA PRESSÃO QUE ESTAVA 140X90, ACHOU QUE ERA MUITO ALTA E PERIGOSA. COM ISSO ACABEI TENDO SINTROME DO PÂNICO E DEPRESSÃO POR ME ACHAR DOENTE E EM RISCO DE MORTE! PASSADO MUITO TEMPO, APÓS CONSULTAS E EXAMES COM CARDIOLOGISTA RESPEITADOS E ATUALIZADOS, HJ SEI QUE MINHA PRESSÃO EM 140X90 ESTÁ ACEITÁVEL E QUE MEU RISCO DE PROBLEMAS CARDÍACOS É BAIXO, POIS PRATICO ESPORTES, NÃO FUMO, ME ALIMENTO MUITO BEM, ETC. SAIBA DR. PAULO FARBER, QUE VÁRIOS MÉDICOS AQUI DE MINHA CIDADE COMPARTILHAM DA MESMA OPINIÃO QUE A SUA. EU PESSOALMENTE ACHO QUE OS VALORES BAIXOS PARA A PA SÃO IMPOSTOS PELOS GRANDES LABORATÓRIOS QUE VISAM LUCRO COM A VENDA DE HIPERTENSIVOS, ASSIM, QUANTO MAIS PESSOAS SÃO DIAGNOSTICADAS COM HIPERTENSO, MAIS REMÉDIOS SÃO VENDIDOS. EM PESQUISA PELA INTERNET, DESCOBRI QUE OS VALORES ACEITÁVEIS PARA LIMITE DE MONOTENSÃO JÁ FORAM BEM MAIORES, SEJA:
    140/80mmHg, D. Ayman 1934
    120/80mmHg, S. C. Robinson e M. Baucer 1939
    160/100mmHg, P. Bechgaard 1946
    130/70mmHg, F. J. Brown 1947
    140/90mmHg, G. A. Perera 1948
    180/100mmHg, A. M. Burgess 1948

    NOVAMENTE LHE DOU OS PARABÉNS!!

  55. Bom dia, Dr. Paulo.

    A minha idade é 37 anos e a minha pressão arterial está quase sempre entre 13X9 e 14X9, algumas vezes está além de 14X9. Com esses valores a pressão arterial é considerada tolerável ou normal? caso não seja o que seria melhor fazer acerca disso?

    • Prezado Freitas, somente a medida da pressão arterial não é sufuciente para coisa nenuma. Se você tem dúvidas, procure um medico, ninguém vai coseguir resolver sua dúvida sem examiná-lo.

  56. Ola ultimamente meu coraçao andou acelerando a mais de 100 batimentos e dando taquicardia atoa, dai fui no cardiologista e fiz um eletro que deu 91 batimentos e um eco com dopler que deu tudo normal , entao o medico me passou atenolol 25 mg , sendo que esse medicamento me deu muito enjoo e andou baixando demais minha pressao chegando a medir 9×6 10×6 etc , confesso que ando passando por um problema financeiro que me deixou nervoso , poderia ser essa a causa do aceleramento cardiaco ? como minha pressao sempre mediu 12 por 8 sera que devo tomar remedio de pressao ?, essa noite nao tomei antes de dormir e acordei com mal estar e fui medir deu 11 por 7 e batimento 81 , quando nao tomo o remedio na hora de dormir da isso pressao da normal e batimento de 80 a 100 toda noite se nao tomo o medicamento.
    lembrando que se ao tomar a noite o atenolol mesmo a metade , minha pressao passa o dia todo seguinte baixa .

    e agora meu medico so retorna daqui ha 1 mes por problemas na familia dele
    o que o senhor me aconselharia ? tomar um chazinho de erva cidreira antes de dormir ao inves do atenolol ? para ve se os batimentos diminuem ?

    outra coisa ando tomando semente de chia ha 1 ano um pouquinho na comida , pois meu intestino melhrou muito com ela , pode ela estar mexendo com o meu metabolismo tambem ?

    desde ja agradeço a parabenizo pelo otimo serviço prestado a comunidade !

    • Prezado Robson, é impossível dar qualquer opinião sem ver o paciente e se um exame detalhado. Vá ao seu médico, e peça para ele um exame de sódio no sangue. Muitas vezes a taquicardia representa uma baixa taxa de sódio no sangue.

  57. Doutor tenho alguns problemas com ansiedade desde então qualquer coisa que sinto acho que a pressão esta elevada tenho 26 anos , 1.78, peso 76 quilos faço musculação desde então , quero saber se os níveis em que se encontra a pressão estão certos , minha pressão anoite , fica em 10 por 6 11 por 7 ,12 por 7 12. por 8 ja chego ate 12 por 6 durante a manha fica em 13 por 8 , fica entre esses níveis 10 por 6 11 por 7 13 por 7 12 por 8 as vezes 13 por 8 devo me preocupar pois meço toda hora ,eo já fiz exames de esteira do coração eletrocardiograma a alguns meses não deram em nadaeo pratico musculação a uns 3 anos devo me preocupar com esses valores abraços.

    • Prezado Thiago, consulte um médico e siga a orientação dele. Nem mesmo médicos se arriscam a se tratar, procurando outros médicos. Mas a princípio, as medidas que você coloca não parecem anormais. Mas só um médico vai poder afirmar isso, depois de um exame detalhado.

  58. Dr. tomo 25 mg de atenolol e 10 mg de enalapril, porém apos tomar o medicamento minha pressão se eleva, ou seja, se esta 12 X 8, do nada apos tomar medicamento fica 14 X 10, tenho que tomar uma limonada para ajudar a baixar, isto é normal, desde ja agradeço.

    • Prezado Márcio, qualquer opiniao sobre seu estado de saúde deve ser pedida ao seu médico, e não em um blog. Mas 14×10 já está fora dos limites normais.

  59. ola Dr.tem uma pergunta,a ansiedade e o medo pode interferir nos resultados de exames cardiológicos pois tem pavor de consultório fui fazer exame de esteira e antes de iniciar já fiquei com medo os batimentos aumentaram as mãos geladas e exame foi mal pois minha pressão subiu muito

    • Prezado Andersom, essa condição é conhecida como “síndrome do jaleco branco”, o exame chamado MAPA, ou monitorização ambulatorial da pressão arterial pode esclarecer o caso.

  60. DOUTOR HOJE EU SENTI FORTE DORES DE CABEÇA E DORES MUITO FORTES NO PESCOÇO E NAS COSTA E MUITA NÁUSEA , NADA ME ACALMAVA, FUI AO PRONTO SOCORRO MINHA PRESSÃO ESTAVA 14 X 09, UMA COISA CURIOSA ME ACONTECE TOMEI UMA GARRAFINHA DE ÁGUA GELADA ENQUANTO AGUARDAVA A MEDICAÇÃO E ACABEI ADORMECENDO, QUANDO ACORDEI ESTAVA SEM DOR , MEDI MINHA PRESSÃO ESTAVA 11 X 08. OPTEI NÃO TOMAR O REMÉDIO. MINHA PRESSÃO NORMAL 10X08.

    • Prezada Eliane, blog não é lugar para consulta médica. Por favor consulte seu médico, a pessoa habilitada para responder essa pergunta.

  61. O doutor já fiz todos exames possíveis eletrocardiograma , egormetrico de esteira a menos de 1 ano , tenho 26 anos 1.79 peso uns 77 78 quilos , minha pressão sempre esta na media de 10 por 5 , 10 por 6 , 11 por 6 as vezes 12 por 6 12 por 7 12 por 8 , porem hoje a hora que acordei sentei na cadeira fui medir deu 14 por 7 , aii uns 6 minutinho depois que tava sentado deu 12 por 8 , ai depois tem fica entre 13 por 8 , ,minha pressão , sou muito ansioso , qualquer coisa acho que a pressão esta alta e corro medir e as vezes acaba estando mesmo , devo me preocupar com esse 14 por 7 , ou devo parar de ficar com esse vicio de medir e relaxar muito obrigado.

    • Prezado Thiago, blog não é lugar para consulta médica. Por favor consulte seu médico, a pessoa habilitada para responder essa pergunta.

  62. Ola doutor o que significa pressão arterial superior a 140mmHg que dizer que 14/1 para cima ja esta ruim ? a minha se não me engano deu 14/8.Por favor tire essa duvida para mim pois fiz um concurso e pressão arterial superior a 140mmHg e reprova.

  63. Drº por favor tire-me uma dúvida;
    Minha pressão arterial há muitos anos é 9 X 6 e eu vivo magnificamente bem sendo assim…mas de um ano pra cá, algo mudou…Sinto dores terríveis de dor de cabeça e dores na nuca e qdo isso acontece eu vou medir minha pressão e recebo a informação que está ótima, 11 X7 e tento explicar que para mim ela está alta demais, mas ninguém parece me entender…
    Expliquei isso para a médica que concorda com o Dº que qto menos remédio é melhor, mas não é fácil sentir e viver com tanta dor.
    O que o Dº me aconselha a fazer?
    Só recorri ao Drº, pq os médicos que me consultei, não me disseram nada…
    Rs…Não estou me consultando com o senhor, só gostaria de ler sua opinião.
    Obrigada
    Valéria

    • Prezada Valéria, deve haver outras variáveis além da pressão arterial, e é impossível responder sem anamnese, exame físico, exames complementares, etc.

  64. sou marcos tenho 41 anos minha pressao em 2009 ficou em 18/10 tive um pico de pressao fui no cardiologista com aceleramento no coraçao pensei que iria morrer fui no upa a minha pa estava 16 ainda o cardiologista sem fazer exame de mapa nem nada ja me passou losartana de 50 mg e rivotril nao entendir o que tem haver o rivotril com pressao ele me achou com ansiedade por isso aplicou o rivotril mais ele me falou que era tratamneto para 3 meses quando voltei la para aretirada do remedio ele falou que nao iria tirar o que aconteceu meu organismo ficou acustumado fiquei com ansiedade fobia e panico do medo por exemplo:passarelas avioes, lugares altos praias e fiquei arrebentado como rivotril o que fazer doutor tento desmamar diminuindo para 1 mg e sinto ansiedade ainda minha pressao fica entre 13/08 11/07 12/08 fiz mapa nem fez um mes ainda minha pressao parou em 11/07 o que o senhor acha sou ou nao hiprtenso eu acho que somnet por causada ainsiedade minha pressao fica ate 13/08 mais estou fazendo tratamneto com psicloga e psiquiatra para ver o que vao fazer com esta bomba relogio chamada rivotril quem fez isso comigo foi um cardiologista chamado doutor mario tenho vontade de abrir um processoa contra ele o que o senhor acha sobre isso fiquei dependente do remedio e agora o que faço doutor.

    • Prezado Marcos, blog não é lugar para consulta médica. Por favor consulte seu médico, a pessoa habilitada para responder essa pergunta.

  65. Dr. Tomo sinvastatina 10mg a 5 anos para reduzir os valores colesterol . Tenho observado que a mais de um ano esse valores estão dentro da normalidade, preciso continuar ? Pergunto pelo risco da rabdmiliose.

    • Prezado Rogério, blog não é lugar para consulta médica. Por favor consulte seu médico, a pessoa habilitada para responder essa pergunta.

  66. Olá doutor to tomando Press Plus 5/20Mg e ontem minha pressão chegou a 15/10 é Normal.Fiz todos os exames e deu uma alteraçao no figado.

  67. Meu nome é Mara, a 2 semanas estava com dor de cabeça e por acaso aferi a pressão e estava 14,8 estou muito preocupada meu pai e minha mãe são hipertensos.Tem dias em que ela está indo a 15 comecei a tomar lozartana.

  68. boa tarde doutor! meu nome é flávio, tomo losartana de 50 mg a uns seis meses uma vez por dia e mesmo assim sempre que eu aferia a pressão estava com 14/9 ou as vezes ate mais, na minha ultima consulta com minha cardiologista ela me orientou a tomar dois comprimidos de losartana de 50 mg um a cada doze horas e um comprimido de hidroclorotiazida 25 mg uma vez por dia, já faz uns dez dias que estou tomando dessa forma e comecei a sentir uns incomodos no estomago e acho que ate gastricos estou pensando em parar de tomar hidroclorotiazida e continuar só com os comprimidos de losartana. gostaria muito de uma orientação proicional sua, desde já muito obrigado!

  69. DOUTOR TOMO LOSARTANA SE 100 MG ,MAIS MINHA PRESSÃO FICA SEMPRE 13/7, 14/9. TENHO SINDROME DO PÂNICO, ISSO INTERFERE NA PRESSÃO. MIM AJUDE POR FAVOR. JÁ TODOS OS EXAMES DE CORAÇÃO E NÃO DEU NADA. TENHO ALGUM RISCO DE TER UM AVC? TENHO 30 ANOS . MTU OBRIGADO PELA AJUDA.

    • Prezado Bruno, veja o último post, sobre a consulta médica. Somente seguindo aqueles passos o médico pode responder. Pela internet, sem ver e examinar o paciente, nenhum médico vai conseguir emitir nenhuma opinião. Procure seu médico.

  70. Olá Doutor,Tenho 24 anos,eu nunca tive pressão alta,sofro de ansiedade e transtornos obsessivos isso pode ter ocasionado ? ela varia entre 13×8 e 14×9 (mais comum quando ansioso demais) ultimamente venho tenho uma fadiga e um pequeno incomodo para respirar,meus exames cardiológicos todos normais,há algum problema nisso,a pressão nesta numero pode estar me causando este sintoma ou devo procurar um otorrino? ,obrigado.

    • Prezado Rafael, procure um bom clínico para uma avaliação geral antes de procurar um especialista. Somente após uma avaliação médica cuidadosa, pode-se emitir qualquer opinião.

  71. jose marcos pergunta; tomo diovan amlo fix 80+5 a5anos pois tinha uma pressao dormindo de ate 15×9 tenho 45 anos 1.70 altura 92 kl tenho notado falta de ar ao deitar entao tomo meio calmante e logo apos mais relaxado o folego volta teria eu de aumentar a dose do diovan ou passar a tomar este calmante me oriente se possivel por favor pois tenho sindrome do jaleco branco.

    • Prezado José Marcos, procure seu médico. Só ele pode te orientar, veja o post sobre a consulta médica, só depois de tudo que falei é possível dar uma opinião.

  72. ola dr preciso de uma informaçao a respeito do exame mapa .fiz o exame e minha pressao iniciou em 17 por 9 e o restante do dia prossegui normal 12 por 8 ,13 por nove ,a noite chegando ate a 10 por 7 .gostaria de saber como é feita essa avaliaçao , por te meu exame começado alterado.

    • Prezada Wania, veja com seu médico se você não tem a “síndrome do jaleco branco”, que explica porque você teve o pico quando colocou o aparelho. Muitas vezes isso só acontece na presença do médico.

  73. só pra finalizar esse exame foi pedido pra admissao de emprego publico pois toda vez que vou a pericia minha pressao esta alta aguardo contato .

    • Olá doutor estou fazendo controle da pressão pra saber se e realmente alta,pela manhã ela tá 14,09 e perto da noite 11,08 .minha consulta com o médico tá marcada pra outubro,e normal a pressão ter picos assim? E esses aparelhos digital e bom? Obrigada…

      • Prezada Mel, os aparelhos digitais são um quebra-galho, para saber se a pressão arterial está muito alterada. Ele fornece uma medida mais ou menos fiável, desde que se obedeça algumas regras, como dobrar o braço e colocar o aparelho no ponto correto. Nós médicos temos que calibrar nossos aparelhos rotineiramente para que possamos ter certeza da medida. A melhor maneira de medir a pressão arterial durante o dia é um exame chamado MAPA – monitorização ambulatorial da pressão arterial. Dependendo da atividade física e do estresse a pressão arterial pode variar sim.

  74. doutor meu nome é ana lucia de uns 5 dias para cá acordo com dor de cabeça e quando medi minha pressão estava 13por9 e derrepente a pressão caiu chegando a 6por5 fiquei com as vistas escuras e naõ escutava nada meus batimentos chegou a 140 o que significa isso pois sempre tive a pressão normal

  75. Ola Dr. Paulo estou gravida de 17 semanas no começo minha pressão esta alta 14×9 13×9 agora de um tempo pra cá ela fica 12×8 sempre tiro minha pressão duas vezes por dia para ver como esta. porem meu medico disse que deveria tomar metidopa mais será que com essa pressão eu realmente precise . ele disse isso pq toda vez que passo com ele minha pressao sobe. o que eu faço ?

    • Prezada Fernanda, a pressão elevada na gravidez é um assunto muito sério, principalmente se você tiver os pés inchados e a urina espumosa. Ambos são sinais de pré-eclâmpsia, e se for isso, temos aí uma gestação de alto risco. Siga seu médico.

  76. boa noite dr paulo preciso saber se numa avaliaçao de um exame mapa o que prevalence é a media das 24 horas ou depende do estado geral da pressao ?

    • Prezada Talita, é impossível dar uma opinião sem conhecer o paciente de vários modos, antes disso qualquer opinião é temerária.

  77. obrigado doutor Paulo por me orientar procurei um cardiologista e depois de um eletrocardiograma o médico chegou a conclusão que era taquicardia já estou tomando remédio Atenolol e vou fazer exame de sangue pois ele acha que o que esta causando isso seja a minha tireóide. Mais uma vez obrigado . Ana Lucia

  78. Boa tarde Dr Paulo meu nome è Fabio não tomo remedio de pressão minha pressão sempre foi 12×8 teve um dia que fui medir minha pressão em casa estava 14×9 fiquei desesperado fui para no hospital o medo era tão grande que subiu ate 17 depois procurei um cardiologista ele fez um exame de mapa a média do exame deu 13×8 ele me passou uma medicação de uso continuo e normal tomar medicamento de pressão com essa medida? ou tenho que pedir outra opnião de outro medico.

  79. esqueci de falar tenho 37 anos 1,77 e 87 quilos. sempre pratiquei esporte não bebo nem fumo no meu exame de sangue meu colesterol estava um pouco alto 252.desde ja agradeço pela atenção.

  80. 14.0 x 10.2 19:30 hs chegada no trabalho
    Dr. minha pressão sempre quando medi era 12×8, mas fui ao medico esses dias a minha pressão estava 17×10, voltei duas vez mais ao medico e aconteceu a mesma coisa pressão subiu, o clinico geral disse que pode ser síndrome do jaleco branco. Fiz alguma medições em 24 horas de hora em hora, sou vigilante trabalho a noite das 19:00 hs a 07:00 hs, o começo dessa medição foi na entrada do trabalho. O que o sr me diz.
    13.1 x 9.2 20:00 hs
    13.8 x 9.2 20:45 hs antes da janta
    12.6 x 8.6 21:20 hs depois da janta
    11.8 x 8.1 22:00 hs
    12.5 x 8.3 23:00 hs
    13.7 x 9.5 00:00 hs
    13.6 x 9.0 01:00 hs
    12.4 x 8.5 02:00 hs
    12.0 x 8.0 03:00 hs
    11.5 x 7.5 04:00 hs
    13.1 x 8.7 05:00 hs
    12.9 x 9.3 06:00 hs
    14.1 x 10.4 07:00 hs chegada do serviço
    12.9 x 8.6 13:30 hs ao acordar
    12.9 x 9.0 14×00 hs
    12.3 x 7.9 15:00 hs após o almoço
    11.3 x 7.7 16:00 hs
    13.7 x 9.0 16:20 hs saindo de casa
    13.7 x 9.6 16:45 hs volta pra casa
    14.0 x 9.0 17:00 hs
    12.5 x 7.9 18:00 hs
    12.7 x 8.8 19:00 hs

    • Prezado Mark,

      Como você obteve essas medidas? Foi através do exame Mapa? Se foi, é prudente voltar ao médico solicitante, porque exames como esse tem que ser relacionados com a clínica, os números isoladamente não dizem muito. Somente o seu médico pode interpretá-lo.

    • Prezada Paty, o melhor é seu marido procurar um médico. Mas é bom ter em mente que muitas coisas podem aumentar a pressão, como exercícios, medicamentos, alimentação (como frutose), ou até mesmo um esfingmomanômetro não adequado.

  81. Dr.Eu fiz o M.A.P.A e o resultado foi: Paciente com pressão arterial normalizada
    só que olhando o exame tem medidas muito estranhas.73×5 119×64 73×59 16×8 15×10

    o medico falou que esta tudo normal…..as vezes minha pressão esta 15×10 e depois de 5 minutos esta 12×7

    como que pode ? estou com medo e passo o dia medindo minha pressão

    • Elisa, se tiver dúvidas, volte a seu médico. Mas a pressão arterial pode variar durante o dia, se faz exercícios, se dorme, se tem alterações emocionais, etc. Há pessoas que só apresentam hipertensão arterial na presença do médico.

      • dr gostaria de saber o pq minha pressão varia tanto,há um mês atras estava entre 12×8 e 13×8 esses dias andei medindo e esta entre 14×8 e 14×9,fiz todos os exames e nada contaram ,fiz ecocardiograma,esteira,mapa e todos exames de sangue nao deu nada….oque vc me aconselharia a fazer abs

      • Prezado Bruno, a pressão arterial de todas as pessoas varia bastante, se está em repouso ou em atividade, se está calmo ou nervoso, entre outras causas.Se a pressão arterial está no máximo 14×9 e seu cardiologista, que conhece e que examinou, diz que está tudo OK, é provável que esteja.

  82. oi meu nome e Priscila tenho 24 anos ,nunca tive problema de pressão minha sempre foi 11 ou 10 ,mas durante 2 meses minha presao subiu e so chega a 14 por 9 não passa disso so que fiko muito mal,ta dormeça ,aceleramento,dor no peito ,falta de ar,tremura ,fiko roxa so que fiz um monte de eletrocardiograma ,não deu nada ,fiz todo tipo de exame de sangue não deu nada,so que o medico me passou atenolol 25mg para controlar por que era direto no medico so que agora ella ta 9 por 8 mmhg 74 ,01 m 74 eles falam que foi um caso de ansiedade,estress,cansaço se eu tomar o remédio direito igual to tomado tem cura por msm sem tomar o remédio fikava 14por 9 ,so esses dias que eu tive no hospital fiquei um pouco la tava 14 por 8 mas falaram porque fikei ansiosa que não tenho nada o eletrogardiograma mostra quando a pessoa tem problema…

    • Prezada Priscila, talvez seu médico tenha razão, talvez uma parte do seu problema, inclusive a pressão eventualmente mais alta, seja por causa da ansiedade. Mas o único que pode afirmar é seu médico, eu não tenho competência para isso, pois nunca te examinei.

  83. Olá Doutor! Estive hoje em consulta com cardiologista pois a uma semana que venho sentindo dores na nuca, acompanhadada de formigamentos na cabeça, nauseas. Tenho familiares hipertensos e este ultimos 11 meses foram muitos stressantes para mim, pois perdi minha mae e dois meses depois fiquei internado e retirei a vesicula…Sou uma pessoa anciosa e agitada e notei que ando estressado. O medico me pediu varios exames e mesmo sem o resultado me receitou enalapril 10 mg sendo que ao aferir a pressao no consultorio estava marcando 13×9. è normal este procedimento de dar medicacao antes dos exames?

    • Prezado Paulo, se o médico detectou a possibilidade de um acidente vascular cerebral, ele deve entrar com a medicação antes de qualquer outra conduta.

  84. estava sentindo dores no torax, procurei o medico fiz o eletrocardio nao consto nada, alguns meses ando sentindo sensacoes de falta de ar dor nos ombros e os musculos da cabeca, passei no cardiologista e fix um checkap, eletrocardio, ecocardiograma raio x do torax ergometrico e exames de sangue completo, pois nos exames nao deu nada existe a possibilidade desses exames dar erro, porque ando sentindo esses sintomas ainda, estou desesperado nao sei mais oque fazer.

    • Prezado Douglas, procure um médico que faça um exame clínico minuncioso. A termografia também pode ajudar a revelar o diagnóstico.

  85. Ola Dr. tenho 25 anos minha pressão sempre foi 12 por 8 passei uma vez um domingo inteiro bebendo acordei no dia seguinte muito mau fui ate um PS e minha pressão estava 19 por 12 fis um ECO e um ECG e nao deu nada dali em diante comecei a tomar atenolol e enalapril e minha pressão sempre ficava baixa nao passava de 13 por 8 e ja chegou a fica 8 por 6 agora parei de toma os medicamentos e minha pressão sempre esta 13 por 8 e 14 por 9 sera que devo retorna minha medicação. obrigado espero repostas…

  86. OPA BOM DOUTOR? EU SOU ATLETA DE BIKE MONTANHA : O SUPLEMENTO BCAA + ULTIMATE FIRE BLACK PODE AUMENTAR A PRESSAO , (O ULTEMATE FIRE BLACK E A BASE DE CAFEINA) ?

  87. Boa tarde Dr. Paulo
    Gostei muito das informações no seu blog, quero lhe fazer uma pergunta, tenho 50 anos, meu trabalho sempre foi stressante e há um ano atras minha pressao subiu para 14×9 como minha pressao sempre foi de 12×8 o meu medico tomou a decisão que eu teria que tomar remedio pelo resto de minha vida (aradois h 50 mg), mas eu nao concordei com sua decisão, mas infelizmente nao sou medico e estou cumprindo o que ele me passou, tomo remedio todos os dias, mas tambem tenho como habito de medir a pressao, acho estranho que as medidas sempre variam, quando alta esta em 110x 75 ou em índices mais baixos será que tenho que continuar tomando remedio todos os dias? Como já faz 12 meses que estou tomando remedio posso parar?
    Abraços

    Marcio

    • Prezado Marcio, o melhor é que seu médico peça um exame chamado MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) onde a pressão arterial é avaliada em 24 horas contínuas.

  88. Bom dia Dr Paulo,
    Fui diagnosticada como hipertensa há 4 anos e de lá para cá tomo 1 comprimido de Benacare 20 mg diários. No dia 29/12/13, após ingeir a medicação para a pressão, senti tonturas, mal estar, cançaso e dores de cabeça. Verifiquei a pressão e para a minha surpresa, ela estava 9×5, em dois aparelhos de medição. Durante o restante do dia mantive a medição e ela estabilizou em 10×6 à noite. No dia seguinte, antes de tomar o medicamento, verifiquei a pressão e constatei que ela estava,novamente 9×5. Fiquei com receio de tomar a medicação e passar mal. Nesse dia a pressão estabilisou em 11×6. Assim tem sido todos os dias. Procurei informação e relaciona-se tbem a baixa temperatura á doenças, como renais, etc, porém fiz recentemente uma bateria de exemes e a única observação é em relação à baixa na Vit D, não tenho infecçõa urinária, nem sinal de infecção na séie branca, nenhuma observação na vermelha. Não estou com sobrepeso e pratico caminhadas diárias. Tenho hipotireoidismo e tomo 125 mg/ dia. na parte da tireide os exames indicam que o TSH está baixo = 0,39 mUI/L e os Anticorpos Anti-perioxidaseTiroidiana estão altos = 39U/mL. Existe relação entre estes resultados e a pressão baixa? A final de contas< sou hipertensa ou não? Agradeço pela atenção, antecipando os meus sinceros agradecimentos.
    Claudia

    • Prezada Cláudia, é impossível dar qualquer opinião com os dados que você coloca, mas é muito importante retornar ao seu médico para uma reavaliação da medicação.

  89. DR MEU NOME É BRUNO. QUERIA SABER TOMO LOSARTANA DE 100 MG E MINHA PRESSÃO SÓ ANDA 13/8 OU 14/9. O Q DEVO FAZER. FIZ O MAPA E DEU NORMAL. MIM AJUDE POR FAVOR.

  90. Por favor, me responda: Meu filho tem 18 anos e a pressao arterial dele é 14X9. Ele é super ativo, pratica vários esportes… Seu corpo está totalmente em forma. O que devo fazer?

  91. Eu Jefferson as minha presao vai a 15×10e tenho só 23 anos tenho as vezes dores no peito e fico preocupado mas tambem tenho refluxo ja fiz exame de sangue tudo normal e nao sei o q e parei de jogar bola nao faço para mas esporte fiz o exame da esteira e de q minha pressão esta elevando mas nao falou por q a causa q faço

    • Prezado Jefferson, por favor procure um médico para uma avaliação melhor sobre a sua pressão arterial, que realmente parece que está elevada, e pode ser perigoso.

    • Prezada Claudia, volte ao seu obstetra, essa pressão arterial (se for aferida depois de 15 minutos de descanso) não parece normal, principalmente se for acompanhada de inchaço nos pés e urina com espuma.

  92. dr. tenho 44 anos e sou hipertenso ha bastante tempo, hj em dia tomo: losartana , anlodipino,atenolol e hidroclorotiazida. minha pressão hj em dia anda por 11/7. mas acho q tom mt remedio. o q o senhor acha?

    • Prezado Eduardo, precisa aferir para ver se a pressão se mantém assim por 24 horas, se for sempre assim, talvez você esteja tomando medicamentos em demasia. Volte ao seu médico para uma avaliação.

  93. Boa tarde Dr. Paulo!

    O Meu pai foi ao ambulatório médico às 10:30hs e quando o técnico de enfermagem aferiu a PA estava 140×100, fc: 102, depois de 05 minutos que ele estava sentado, a pressão foi aferida novamente e estava 120×80 e Fc: 96, ele tomou o antihipertensivo dele às 06:00hs, o que aconteceu? é normal a pressão baixar rápido assim? o que fez ela baixar? Aguardo retorno…

    • Prezado Diego, muitas vezes a ansiedade e o esforço físico alteram a pressão arterial. Talvez fosse bom seu pai fazer uma monitorização ambulatorial da pressão arterial – MAPA – onde a pressão é aferida por 24 horas.

  94. minha pressao esta em 14 por 9 estou preocupa tenho 23 anos sera que é normal o devo consutar um medico me responda por favor bjs

  95. Adriano lopes . Boa noite dr Paulo . Sou hipertenso há alguns anos , já tomo medicamento para pressão , tive essa semana uma dor forte de cabeça e tbm dor no peito , fui ao cardiologista e ele fez um eletro e não deu nada então me pediu p fazer esteira , não consegui fazer pois minha pressão foi a 28 por 10 ,, gostaria de saber o pq ? Desde já obrigado

    • Prezado Adriano, esses níveis pressóricos são muito perigosos e aconselho acompanhamento médico intensivo, volte para o seu cardiologista que pediu o exame.

    • Prezada Cristina, procure um médico para avaliar se há algum fator que esteja colaborando para o aumento da pressão arterial, ou mesmo saber se a aferição está correta.

  96. Trato-me com atenolol 25mg pela manhã e maleato de enalapril 10mg à noite. A ordem dos medicamentos nesses horários está adequada ou o contrário seria mais eficiente ?

  97. medi minha pressao hoje e ela estava 14 por 8.normalmente ela fica entre 11 ou 12 por 8,as vezes ate mais baixa.gostaria de saber se ela esta muito alta?tenho 40 anos.

    • Prezada Marilane, o ideal é procurar um médico, pois há protocolos para aferir a pressão arterial que podem não estar sendo seguidos.

  98. caro doutor paulo farber eu tabem gostei muito do conteudo do blog eu tenho 48 anos a uns 3 anos atras a minha pressao começou a subir ai em um ps ja me disseram que eu era hipertenso ai me passaram 3 medicamentos 2 hipertensivos e 1 diuretico e eu como sempre fui averso a remédios alopaticos ( porque normalmente os efeitos colaterais sao piores ate do que a doença que eles estao tratando e seriamentes danosos a longo prazo) começei a tomar mesmo sem gostar mas ai notei que a minha pressao nao baixava era nada quase sempre 14 x9 ou 14×10 ai eu notei outra coisa eu sou um cara muito ansioso!! e quando fico muito ansioso aparecem os sintomas tipicos de uma crise de tag, entao eu pensei comigo mesmo:sabe de uma coisa nao vou tomar mas esses remédios nao vou começar a mudar a alimentaçao resultado com temperos naturais sal marinho sal light e determinados chás começei a me sentir muitooo melhor e ja fazem 2 anos q nao tomo remedio nenhum, e nao vou negar final de semana bebo e fumo sabe o que eu vejo nos consultorios dr? é que muitos medicos só fazem passar remedios e mais remédios quase nunca fazem um historico da vida da pessoa trabalho,alimentaçao,relacionamentos,familias etc ate 1900 quase nao exiostia problemas de coraçao que tem nos matado e muito é o estress a comida industrializada e a poluiçao dos grandes centros abraçosss dr e continue ajudando as pessoas com boas informaçaoes :) sim quero deixar bem claro que nao quero incentivar ninguem a fumar ou beber mas quero que vcs saibam que os refrigerantes sao ainda mas danosos do que muitas bebidas alcoolicas e que ate hoje mesmo com varias campanhas sobre cançer causado pelo cigarro muitas pessoas continuam morrendo de varios tipos de cançer mesmo sem nunca ter colocado um cigarro ou uma gota de alcool na boca :) abraçoss

    • Prezado Gilvan, você está citando os fatores ambientais, que são sim o que há de mais importante na manutenção da saúde, e não é só a alimentação, como tomar sol (vitamina D) e exercícios físicos. E a minha recomendação é zero de álcool, produtos industrializados (não só refrigerantes) e alimentação orgânica.

  99. dodor aminha pressao é 13 por 9 agora é 15 ate 16 tomo diovan abaixou por 14 por 9 sera que o remedio diovan aumenta a pressao agora eu tomo etenolol agora é de 13 por 8 sera que o diovan ele autera a pressao abr.

  100. Dr eu tenho minha pressão 14×90 as vezes ela vai para 15×90 e eu min auto medico com o losartana eu posso ta fazendo bem ou mal?

  101. dr. , meu pai tem 87 anos e sempre tomou manivasc 20 mg e micardis 80, a pressaõ dele as vezes vai entre 17 e 19/8. o medico mandou ele tomar em vez do manivasc o atenolol de 25 com clortalidona de 12,5. tenho medo da pressão disparar. será q tem problema????
    grato . eduardo.

  102. Ola tenho 26 anos e de uns 5 meses pra ca minha presao comecou a fica 14×8 todos os dias quando ela aumenta um pouco mais sinto tonturas isso e normal? a um ano atraz eu pesava 56 kilos e minha presao era 12×8 agora estou com 72 kilos e ta 14×8 tenho 1,68 de altura. obrigada

    • Prezada Simone, fica impossível responder o seu questionamento sem uma consulta médica. Procure um médico e peça uma avaliação.

  103. Boa noite Dr. Paulo Farber,

    Fui aprovado em um concurso, depois que vi o resultado comecei a fazer uns exames, para ver se estava tudo em ordem antes de ser convocado, fiz hemograma, gamaGT, TGO, TGP, urina e fezes, que estavam todos normais, ai quando medi minha pressão, (que sempre foi 12×8) e agora tava 14×9. Venho medindo minha pressão há uma semana na parte da manhã e há tarde em 5 dias tava 14×9 e em 2 dias estava 13×8 tenho 33 anos, 71 kg e 1,75m. Com isso gostaria de saber se esses valores são considerados normais para minha idade e porte físico e se essa alteração pode ter sido pela ansiedade? Não pretendo tomar remédios por isso estou mudando meus hábitos comecei a caminhar e correr, diminui o sal e estou investindo no alho para ver se ela baixa mais um pouco, mesmo com essas atitudes você acha que devo procura um médico para tomar algum remédio para ansiedade ou pressão?
    Sei que é difícil responder sem uma consulta, mais como vi no post que a pressão em 14×9 pode ser normal, preciso de uma opinião de alguém que entenda para que eu possa me guiar.

    Desde já grato pela atenção e pela resposta.
    Att, Jackson Junior

    • Prezado Jackson, a sua atitude está certa – melhorar hábitos de vida é a melhor saída para uma saúde melhor. A princípio não há problemas em ter a pressão arterial de 14×9, mas experimente comer muitos vegetais orgânicos, diminuir carboidratos, tomar muita água (no seu caso 2,5 litros por dia), evitar álcool e alimentos industrializados e manter a vitamina D acima de 50 ng/ml (tomando sol ou repondo com suplementos de vitamina D3). Mas sempre consulte um médico para verificar se há outros problemas.

  104. Olá, meu nome é Beatriz e completei 40 anos em 20 de maio/14, sem pre tive pressão baxa e hj ao fazer exame de rotina, minha pressão estava em 15 x 9 e nunca tomei remédio e não estava sentindo nenhum sintoma… é normal?

  105. tenho hipertensão estagio 2~3, cheguei a ’20 por 11′, estou tomando diovan hct 160mg x 12.5mg. Tenho notado que a pressão se mantem mais estável (11×7, 13×9) mas algumas vezes 16×10, 15×10 …

    Tomo diovan ha 7 dias, será que o médico na próxima consulta (daqui 23 dias) poderá dobrar a dose (320mgx12.5mg) ??

    Tenho 31 anos, passo por muito stress e sou muito ansioso .

  106. Boa tarde,
    ontei usei um aparelho digital para medir a minha pressão e deu 23/10 achei estranho e medi novamente deu 20/10 tenho 33 anos e não sou de muito exercício , isso pode ser verdade????? qual seria o melhor para baixar a pressão?

    • Douglas, procure um médico. Se a pressão tiver sido aferida corretamente, você está em risco de um acidente vascular cerebral (derrame cerebral)

  107. ola dr meu filho fez todos exames e nao da nada de anormal ele tem 27 anos e sempre sente o coracao disparar a 130 e a pressao ocila muito horas normal horas 14 por 8 e depois 13 por 10 ele tem costocondrite o medico sempre diz nao tem nada ele e muito estressado ele trabalha de analista de sistema gostaria da sua opiniao muita obrigada meu nome e maria

    • Prezada Alana, não compreendo o que seja a mil, mas sempre aos esforços a pressão arterial sobe um pouco. Para saber se há algum problema, leve-o a um médicos.

  108. Boa noite Dr. Paulo.
    Estou com uma super dúvida, pois por duas crises de nervosismo, minha pressão chegou a 16×10 (em datas bem opostas).
    Hoje senti uma sensação de “cabeça leve” fui aferir na farmácia (sei que não é o lugar correto, mas era o mais próximo no momento), e estava 14×10.
    Conversei tanto com meu cárdio, quanto endocrinologista (que passo mensalmente), e pelos registros, eles dizem que não sou hipertensa. Tenho pavor, pois meu pai era e teve 2 infartos, sendo fatal o segundo.
    Sou muitoooo ansiosa, nervosa e sem paciência. Isso contribui? Sem contar que na hora de aferir, já fico apavorada!
    Muito obrigada desde já Dr.

    • Prezada Daiane, siga a orientação do seu médico. O que mais você pode fazer é um MAPA, que é a monitorização da pressão arterial por 24 horas.

  109. Bom dia, tenho 30 anos, sou um pouco sedentária e faço uso de medicamentos como antidepressivo e controle de ansiedade (topiramato), ambos com prescrição médica. Tenho histórico de diabetes e hipertensão na família. Pelo menos 2x por semana sinto dor de cabeça ao acordar até o fim do dia…tem duas semanas que ando auferindo minha pressão e já chegou a 22/14, 16/12.Nestes últimos 3 dias ela tem oscilado entre 20/14 e 18/13…meço quando estou em repouso e após acordar estou ficando extremamente preocupada.Devo buscar um médico rápido ou tem procedimentos que posso fazer minha pressão abaixar sem medicação? Tenho um pouco de receio com medicamentos pois como estou em tratamento de depressão já tomo medicamentos demais (só tomo 4 comprimidos mas acho muito).

    • Prezada Priscila, se suas aferições estiverem corretas, você está em risco de um Acidente Vascular Cerebral (Derrame cerebral). Procure um médico ou pronto-socorro com urgência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s