A Vitamina D e a Saúde

A deficiência de vitamina D é uma das maiores preocupações médicas na atualidade, com centenas de trabalhos científicos relacionando a falta de vitamina D (mais especificamente a 25-Hidroxi-vitamina D) com várias doenças, como osteoporose, câncer, doenças reumáticas e doenças cardiovasculares. Como a maior fonte de vitamina D é o sol, e a maioria das pessoas evita o sol com medo do envelhecimento precoce e do câncer de pele, enfrentamos o outro lado da moeda: a doença da “falta de sol”.  Vamos verificar as últimas pesquisas a respeito.

Baixa vitamina D no início da gravidez diminui a formação óssea do fêmur fetal, desde as 19 semanas de gestação. Mahon P, Harvey N, Crozier S, Inskip H, Robinson S, Arden N, Swaminathan R,Cooper C; The SWS Study Group, Godfrey K. Low Maternal Vitamin D Status and Fetal Bone Development: Cohort Study. J Bone Miner Res. 2009 Jul 6.

Suplementação de vitamina D não melhora de forma significativa a pressão arterial (metanálise). Witham MD, Nadir MA, Struthers AD. Effect of vitamin D on blood pressure’ a systematic review and meta-analysis. J Hypertens. 2009 Jul 7.

Revisão sobre os efeitos da baixa vitamina D nas doenças do coração: Judd SE, Tangpricha V. Vitamin D deficiency and risk for cardiovascular disease. Am J Med Sci. 2009 Jul;338(1):40-4.

Outra revisão sobre os efeitos da baixa vitamina D nas doenças do coração: Gouni-Berthold I, Krone W, Berthold HK. Vitamin d and cardiovascular disease. Curr Vasc Pharmacol. 2009 Jul;7(3):414-22.

Uso da vitamina D para prevenção e tratamento do câncer de pâncreas: Chiang KC, Chen TC. Vitamin D for the prevention and treatment of pancreatic cancer. World J Gastroenterol. 2009 Jul 21;15(27):3349-54.

A suplementação de vitamina D pode melhorar os sintomas da depressão: Shipowick CD, Moore CB, Corbett C, Bindler R. Vitamin D and depressive symptoms in women during the winter: a pilot study. Appl Nurs Res. 2009 Aug;22(3):221-5.

Relação entre a diminuição da vitamina D e a cefaléia (dor de cabeça) tensional: Prakash S, Shah ND. Chronic Tension-Type Headache With Vitamin D Deficiency: Casual or Causal Association? Headache. 2009 Jul 8.

Esses foram alguns artigos publicados em Julho de 2009. Podemos concluir que o médico, atualmente, não pode negligenciar a evidência de que a falta de vitamina D está associada às doenças. Apesar desse alarmante, não são muitos os médicos que prestam atenção ao assunto. Também, em um país tropical, o “remédio” principal pode ser “grátis”: é só tomar sol. E talvez várias doenças possam ser evitadas com um pouco de sol desde a infância.

About these ads

74 thoughts on “A Vitamina D e a Saúde

    • Luciana, os níveis sanguíneos de vitamina D estão muito baixos, sugiro a visita ao médico que fez o diagnóstico. Para começar vale a pena tomar sol até a pele começar a ficar vermelha, sem o uso de filtro solar, e o controle mensal através de exames de laboratório. Como os níveis estão muito baixos, talvez o seu médico queira também suplementar com doses de vitamina D3.

  1. Olá, tenho 24anos, e meu nivel de vitamina D está em 15…Vou diariamente umas 5x ao banheiro, fezes moles, por esse motivo o medico pediu o exame, pode ter alguma relacao? obrigado desde já!

    • Gabriel. Estou com sintomas parecidos. Como já faz um ano do seu comentário, gostaria de saber como o medico cuidou do seu problema e qual o diagnostico dele. Grato.
      Francisco Abreu

  2. Olá. Sou Maria Aparecida e meu nível de 25-hidroxivitamina D está em 21, definido pelo laboratório como “insuficiente”. Sinto moleza, indisposição e fraqueza em determinados momentos dos dia, principalmente à tarde. Se tomar sol diariamente e tomar algum suplemento, poderei ter milhora deste sintomas. Soma-se a isto que tenho artrite reumatóide. Por favor, comentem esta minha situação. Levarei os exames ao médico.

    • Olá Maria Aparecida, é impossível dar qualquer opinião sem uma consulta médica, mas se você tomar sol todos os dias até a pele começar ficar vermelha, sua vitamina D vai subir. O suplemento é o colecalciferol, mas tem que ser acompanhado por um médico, pois ele pode intoxicar se tomado em excesso.

    • Prezada Elizabeth, os níveis de 25-OH-Vitamina D de sua paciente estão muito baixos, neste nível a chance de morte aumenta 2,4 vezes. Portanto é necessário uma reposição urgente com colecalciferol. Eu particularmente estou prescrevendo o colecalciferol sublingual, que parece ter uma absorção melhor.

  3. Sou portadora de Panhipopituitarismo , faço várias reposição hormonal, fez o exame vitamina D-25 Hidroxi o resultado foi 14,9, estou preocupada, a consulta com minha endócrina só em outubro.

    • Aloisia, a vitamina D é mais um hormônio que está faltando no seu corpo, e esse você fabrica somente tomando sol, sem filtro solar, até a pele começar a avermelhar.

  4. Dr. Paulo Farber,
    Fiz alguns exames juntamente com o 25-hidroxivitamina D e estava em10,9 em 05/09/12, levei para a médica e ela pediu para que eu repetisse o exame. Hoje peguei o resultado que está em 9,4. Como proceder?

    • Sonia, leve o exame para a sua médica, para que ela possa orientar. A vitamina D está muito baixa, provavelmente ela irá iniciar uma reposição com vitamina D3 e orientação para tomar mais sol, sem filtro solar.

  5. Dr. Paulo, tenho constantes dores de cabeça, mais ou menos a cada 3-4 dias, mas que passam com simples ingestão de analgésicos. Já fiz ressonância e o neurologista diz “que não é nada”. Isso pode estar associado a falta de vitamina D ou excesso de vitamina A?

    • Prezado Jesus, achei o seu comentário. Mas blog não é lugar para consulta médica, e é inclusive antiético. Por favor consulte seu médico, a pessoa habilitada para responder essa pergunta.

  6. Não entendi porque meu comentário foi excluído. Por acaso escrevi ou perguntei alguma besteira? Ou este site é só “para inglês ver” e promover o Dr. Paulo?

    • Prezado Jesus, já vou procurar seu comentário. Devido aos muitos compromissos na faculdade de medicina, não tenho tempo de entrar aqui. Entrei hoje e estou respondendo aos comentários.

  7. Boa noite.
    Dr. Paulo, minha mãe reclama de cansaço, fraqueza e dores, fez o exame de 25-hidroxivitamina D e oresultado foi: 8,6 ng/ml, será isso a causa de seus sintomas? Ela tem 84 anos e não gosta de tomar sol….diz que não aguenta ficar tanto tempo….ainda vou levar o resultado para a médica, o que faço até lá…pode me ajudar? Obrigada.

    • Prezada Jandira, leve imediatamente o exame para sua médica, pois está extremamente baixo e a sua mãe pode estar com problemas de saúde importantes.

  8. fiz,um exame de vitamina D deu 12,24, estou sentindo sem animo pra nada ,a mente parece cansada, dor nas pernas ,sonolenta ainda não levei o resultado para o medico, me chamo mitie

  9. Boa tarde, meu nome eh thalita e tenho uma filha de 2 anos. O resultado do exame da minha filha deu 16,66. 25-hidroxivitamina d…

    (não posso marcar consulta com Pediatra ainda pois falta sai o resultado do exame de fezes.)

    Mas já gostaria de saber o que significa por causa dessa tamanha diferença dos valores referenciais

    Desde já agradeço

    • Sim Thalita, você deve marcar um retorno ou ligar para o pediatra para avaliar o exame de vitamina D, não é necessário que fique pronto todos os exames.

  10. Dr. Paulo, fiz exame de sangue de rotina (HEMO, CAL, FOS, COL, HDL, LDL, VDL, TRI, AUR, TSH, T4L, HPT) o resultados foi ótimo com exceção do VD3 que está 10,36. É possível o cálcio bom com esta falta de vitamina? O que fazer?

    • Prezada Rosemeire, procure o/a médico/a que pediu os exames porque você necessita urgente de suplementação (presumo que o exame a que se refere seja da 25-OH-vitamina D3) e peça para que ele ou ela oriente quanto a tomar sol para que ela não caia para esses níveis perigosos.

  11. Boa Noite Dr. Paulo

    Realizei recentemente o exame 25 OH vitamina D3, e meu resultado deu 20,5 ng/ mL o que de acordo com os valores de referencia é considerado como insuficiência. Gostaria de saber se esse valor pode ter relação com o problema de raquitismo que tive na infância, e tenho até hj o chamado peito de pombo, ou não tem nada a ver. Aguardo resposta.

    • Prezado Haroldo, provavelmente você teve deficiência de vitamina D na infância, mas o que está acontecendo agora não deve ter relação, porque provavelmente deve ter sido tratado com doses de vitamina D. Mas volta ao seu médico porque o exame atual mostra deficiência e você deve ser orientado e tratado.

    • Prezada Jennifer, se o resultado for 8,6 ng/ml, e a vitamina for a 25-OH-Vitamina D ou D3, significa que você quase não tem vitamina D e necessita reposição com urgência. Procure seu médico e avise do resultado.

      • Dr. Paulo como comentei antes meu exame de vitamina D deu 8,6…alem de ter ido ao endocrino fui tambem ao ortopedista….porque sinto muitas dores nas cistas chega a latejar…ele pediu uma ressonancia, e deu 3 bicos de papagaio, e desgaste na medula sera que tem a ver com a falta de vitamina….poius tenho 26 anos?

      • Prezada Jeniffer, com certeza a baixa vitamina D pode contribuir para a falta de saúde, mas não há como saber nada porque nunca a vi nem examinei. Exames de laboratório são complementares, isoladamente não são conclusivos. O melhor é perguntar aos seus médicos, que te examinam e te conhecem e podem responder a essa pergunta.

  12. Doutor a minha dosagem de vitamina d3,deu 29,5 e tenho behçet,,e sinto muitas dores nas juntas e muitas aftas na boca,como esta este nivel de vitamina em meu corpo?

  13. Dr.Paulo fiz exame no meu filho de 7 anos e seus exames de calcio,fosforo e pth deram normais,so o colesterol deu 182 e a vitamina D de 19,3.Gostaria de saber a dosagem que eu possa da de Depura kids pro meu filho.Pois fiquei o mes todo sempre que tinha sol uns trinta minutos e nao aumentou quase nada passou de 17 para 19.Obrigada.

    • Prezada Débora, leve seu filho ao médico que solicitou o exame, ele deve orientar para suplementação. O melhor sol para a fabricação da vitamina D é entre 11 e 15 hs, com o máximo de pele descoberta, sem uso de filtro solar, até que a pele comece a avermelhar (depende do tipo de pele).

  14. Dr Paulo, Tenho 35 anos e meus resultados foram – Vitamina D – 9,5 e PCR 6,3. Meu retorno é somente no fim do mes de Novembro. Devo pedir retorno urgente?

    • Prezada Soraya, a sua vitamina D deve estar baixa há muitos anos (se estivermos falando em ng/ml). Agora se o PCR for a proteína C reativa, precisa saber se esse resultado refere-se a qual dosagem (miligramas?) por qual volume (litros? mililitros). De qualquer forma, exames são complementares, a clínica é muito mais importante. E quem sabe sua clínica é seu médico, aqui pelo blog não posso opinar.

  15. Boa noite Dr. Paulo meu resultado da 25 hidroxivitamina d deu 43 ng/ ml tenho 49 anos , não entendi , pois ele entra em 2 valores de 20-70 e 30-70, fiquei sem saber, como vou demorar para ir ao médico pois faltam alguns outros exames q preciso levar, por favor o Sr. pode me dizer algo
    Claudia.

    • Olá Cláudia, o mínimo que o seu organismo precisa para que possa funcionar é 30 ng/ml, mas se mantiver acima de 50 ng/ml ajuda a prevenção de várias doenças.

  16. Bom dia…tenho lupus erimatoso sistemico e não posso tomar sol…..somente vitamina em gotas resolve ? o meu resultado foi de 20,6 NG/ml – tenho 52 anos.
    obrigada,

    Jeane

    • Olá Jeane, procure seu médico e peça para repor a vitamina D, está muito baixa mesmo. O melhor é o sol, mas a reposição da vitamina já ajuda bastante.

  17. Drº a minha vitamina A o resultado do exame deu 0,40 e os valores de referencia aparecem 0,3 a 0,7, acho então q a minha vit.A esta alta,certo?….. mas não entendo pois não estou tomando vit. A?

    • Prezada Cláudia, se os valores a que se referem estão em microgramas/dl, os seus valores estão normais, mas depende muito do método de medição. E 0,40 está entre 0,30 e 0,70 (o valor não muda com o zero a mais na casa decimal)

  18. Dr, minha vitamina D está 19 ng/ml, porém cálcio esta 4,88 mg/dl, tenho hipotireoidismo e tomo syntroid 50 mg, semana que vem farei o exame PTH. Estou sentindo muitas dores nas pernas, da coxa para baixo,doí mais na parte de traz e quando estico as pernas, tenho muita câimbra também, marquei ortopedista para dia 6 e os exames que fiz serão vistos pela endocrinologista somente dia 15 de fevereiro, não sei o que tomar para dor porque paracetamol ou dipirona não faz efeito.

    • Prezada Lana, o seu metabolismo do cálcio está completamente alterado, provavelmente a vitamina D muito baixa está contribuindo para isso. O melhor a fazer é voltar imediatamente ao seu médico com os exames para uma conduta urgente – analgésicos não vão resolver nada.

  19. Dr. tenho que ir ao medico antes mesmo do resultado do exame (pth) que farei nesta segunda? Outra coisa, posso está indo em um clinico pois o endocrinologista está agendado só para 15 de fevereiro.Neste momento estou sentindo muita dor nas pernas, sinto elas frias e quando aqueço alivia um pouco a dor.Tenho 42 anos.

  20. Boa tarde, gostaria de uma ajuda urgente! Sou gestante de 33 semanas e estou com diabetes gestacional. Faz 10 dias que fiz os exames e GO ja me receitou o noripurum e omega 3. Porém a Nutricionista me pediu mais alguns exames e constou uma baixa nos resultados de Vitamina D = VITAMINA D – 25 HIDROXI 15,6 ng/mL e a vitamina B12= VITAMINA B12 130,0 pg/mL e a Ferritina= FERRITINA 6,9 ng/mL e * Hemoglobina 10,6 g/dL
    So que a Nutricionista ficou de calcular para manipular os suplemntos e ate agora não me retornou. E pior que so tem ela atendendo pelo meu convenio. Tenho pressa em tomar os suplementos… será que pode me ajudar qual vitamina tomar neste caso das vitaminas B12 e Vitamida D??

    • Prezada Rosi, o melhor a fazer é retornar ao seu obstetra com o resultado dos exames e deixar que ele tome a conduta. Os exames estão muito alterados e somente na consulta médica é possível avaliar a melhor estratégia de tratamento.

  21. Dr. Paulo, bom dia.
    Estou muito preocupada, sofro de enxaqueca desde os meus 14 anos,hoje tenho 33 anos e já fiz inúmeros tratamentos , exames e nada surtiu efeito, desisti e meio que aprendi a conviver com ela, mas existem muitas dores no corpo, principalmente nas costas e pernas, se encostar em mim, sinto muita dor, perco a força nas mãos e braços, ficava muito triste e era obrigada a ouvir “Nossa vc nunca está bem !!” e tb fui em vários médicos Neurologistas, ortopedistas , psicólogos , clinico geral, etc… mas sempre sem diagnóstico, Tenho protusões discais que me fazem sofrer muito de dores horríveis que não me deixam dormir, não tenho posição para ficar deitada , nem sentada.
    Tenho tb cálculo renal e minha pressão está oscilando bastante.
    Venho sentindo muito sono, cansaço, esquecimento, as vezes tenho tanto mal estar que tenho a impressão que estou morrendo, pois minha mãe estava assim antes de falecer ( 5 anos atrás).
    Além disso tudo , estou ganhando muito peso , mesmo sem comer em excesso, fui a um Endocrinologista e ele me pediu inúmeros exames, aparentemente todos normais com uma diferença pequena, mas o que me impressionou foi a 25 Hidroxivitamina D3 14,2 ng / ml, li um a um os comentários anteriores, e acredito ter descoberto qual é o meu problema.
    Consegui consulta somente para o dia 20/03, o senhor tem algo a me aconselhar?
    Agradeço desde já.
    Att,
    Daniella de Rezende

    • Prezada Daniella, somente a vitamina D não explica todos os seus sintomas, acredito que após uma avaliação médica adequada (veja como é no post “A Consulta Médica”) o médico tem que estabelecer as hipóteses diagnóstica e continuar com a investigação. O exame de termografia também pode ajudar na pesquisa da origem das suas dores.

    • Prezada Margarete, o resultado está razoável, mas algumas pesquisas colocam o nível mínimo de vitamina D no sangue em torno de 60 ng/ml, para proteção do câncer.

  22. Minha mãe tem 75 anos hidroxivitamina D o resultado foi 27,7 esta normal?A consulta dela esta tão distante,pode me esclarecer por favor Dr:Paulo?

    • Prezada Meire, o mínimo para nosso organismo funcionar é 30 ng/dl de 25-hidroxivitamina D3 e o ideal é acima de 50 ng/dl. Você consegue aumentar a vitamina D com suplementação de vitamina D3 ou tomando sol, sem filtro solar, das 11 às 15 horas, saindo do sol na hora que a pele começar a avermelhar.

  23. Paulo
    Sou ortopedista e hoje faço Ozonoterapia
    gostei muito de seu blog e
    gostaria de saber quando vais da curso em São Paulo
    Quero aprender mais

  24. Dr Paulo fis exame 25 HIDROXI – VITAMINA D o resultado: 7 ng/ml , pois estou fazendo o uso de TAMOXIFENO 20MG… tive cancer de mama em 2009 , tem alguma coisa com o medicamento que uso?

    • Significa que a quantidade de vitamina D no sangue está baixa (se for 25-OH-vitamina D) e que deve ser corrigido. Seu médico pode orientá-la. Tomar sol, sem protetor sola, até a pele começar a avermelhar, das 11 hs às 15 hs aumenta a vitamina D também.

  25. Dr. Paulo, quero deixar minha satisfação na explicação dada, realmente existe um número grande de pessoas com insuficiência da vitamina D, sou uma delas também…evito exposição ao sol, por diversos fatores, mas irei tentar me beneficiar da melhor forma possível. Parabéns e muito obrigada pelo artigo!

    • Olá Sandra, significa que o nível está baixo, e que deve procurar um médico para orientar e talvez repor a vitamina. Tomar sol, das 11:00 hs às 15:00 hs, sem filtro solar, até a pele começar a avermelhar, ajuda a aumentar a quantidade de vitamina D no sangue.

  26. Oi fiz o exame de vitamina D na minha filha de 14 anos e os níveis dela deu,14,9 ng / ml ,estou preocupada pois tenho na família 2 casos de esclerose múltipla , há avó materna e uma prima de segundo grau, com a doença, li alguma coisa que a deficiência de vitamina D esta relacionada com a esclerose estou muito preocupada ,pois conheço a doença e suas consequências,por favor me diz se estou certa e oque devo fazer?

    • Prezada Dioneide, o exame de vitamina D isoladamente não é suficiente para nenhum diagnóstico, siga a orientação do seu médico. Mas se sua filha tomar sol, expondo a maior parte do corpo, sem protetor solar, até a pele começar a avermelhar, já ajuda bastante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s